Prefeitura de Nova Iguaçu promove um fim de semana de festa para São Jorge

Uma das festividades religiosas mais populares de Nova Iguaçu, a Festa de São Jorge, está sendo promovida pela Prefeitura neste ano. A comemoração, que começou nesta sexta (21) e vai até amanhã (23), dia de São Jorge, sempre das 10h às 22h, é organizada pela Igreja Nossa Senhora da Fátima e São Jorge, Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

O secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, está impressionado como o público está vibrando com o evento. “A festa vinha decaindo nos últimos anos e viemos para dar um novo formato, muito parecido com a nossa Feira Iguassú. Esse formato agregou muito para esse patrimônio cultural da cidade. Todas as nossas expectativas foram superadas. É uma satisfação muito grande para a Prefeitura realizar esse trabalho com tanta maestria e sucesso”, afirma o secretário.

A 10ª edição da exposição “Salve Jorge 23”, que conta com um coletivo de mais de 200 artistas, tem como um dos destaques um cavalo robótico produzido pelo renomado artista plástico Raimundo Rodrigues, conhecido pelos trabalhos realizados a partir de sucatas e que assinou os cenários de “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”, da Rede Globo. O cavalo fará uma performance pela rua, acompanhado de música ao vivo, participação de grupos de maracatu, bailarinos e atrizes.

A doméstica Jorgina da Silva, de 43 anos, moradora de Nova Iguaçu, não perde uma edição. “Frequento essa festa todos os anos. Está cada vez mais linda, as barracas estão ótimas, tá tudo muito gostoso e a igreja está linda”, comentou Jorgina.

A farmacêutica Adriele Almeida, de 34 anos, moradora da cidade há dois anos, disse estar muito feliz com a nova festa. “Já conhecia a festividade e frequento desde quando me mudei para cá. Esse ano eu achei bem mais organizada, e algo muito positivo foi a presença dos expositores. Com certeza vou chamar mais gente para vir curtir”, disse Adriele.

A Festa de São Jorge acontece na sexta-feira, sábado e domingo, das 10h às 22h, na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Nova Iguaçu. A entrada é franca.

Confira a programação da festa neste domingo

Música na Natureza

17h – Performance de arte urbana “Guerreiro da rua” – Apresentação multi-artística com pintura e música, construindo cenário visual representando a imagem de São Jorge e seu apelo popular
17h – Cris Reis TRIO / pop rock nacional e internacional