Secretário Interino

Alex Castellar


Biografia

Alex Castellar nasceu em Duque de Caxias, mas passou toda a sua juventude em Teresópolis, cidade onde participou do movimento estudantil na década de 90 como líder secundarista e foi presidente da União Estudantil de Teresópolis. Já no Rio, foi presidente do DCE da Universidade Estácio de Sá, época em que cursou Direito e Recursos Humanos.

Há duas décadas vem ocupando cargos na administração pública brasileira. Foi assessor especial da presidência da ALERJ, ocupou a chefia de gabinete na Câmara de Deputados Federais, na Alerj e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, além de ter sido Secretário de Governo na cidade de Teresópolis.

Em sua trajetória, idealizou e coordenou também importantes projetos educacionais: a Exposição Permanente e o Parlamento Juvenil na Alerj, além de ter sido coordenador geral do programa Jovem Trabalhador Social, da Secretaria de Infância e Juventude no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Ator e diretor teatral, idealizou o maior programa de teatro nas escolas públicas do Brasil em 2005, “O Teatro Para Todos”. O projeto levou aulas gratuitas de teatro para mais de 1200 alunos com professores da CAL, Martins Lena e UNIRIO, e teve como padrinhos os atores Milton Gonçalves, Luiza Thiré, Carla Marins, Marcius Melhem e Leandro Hassum.


Atribuições

I – Efetivação de políticas que propiciem de forma democrática e inclusiva a todo individuo a gratuidade, o acesso e a permanência na Educação Básica;
II – Promoção, planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas e ações pedagógicas dos diversos níveis e modalidades de ensino;
III – Estruturação de diretrizes e conteúdos básicos mínimos para os diversos níveis e modalidades de ensino, em consonância com a base comum nacional observando, as características regionais e locais, da sociedade, da cultura e da economia;
IV – Descentralização da gestão escolar estimulando a construção de um regime de colaboração, cooperação e co-responsabilidade;
V – Ordenação e implementação de um padrão básico de funcionamento, definido para as escolas: padrões de infraestrutura, materiais didático-pedagógicos, mobiliários e equipamentos;
VI – Adoção de instrumentos sistemáticos de formação e valorização para todos os profissionais da educação;
VII – Viabilização de programas suplementares de merenda e transporte escolar, fardamento e materiais didáticos de consumo.

 

Atividades

– Ações educativas
– Ações pedagógicas
– Mostra de talentos
– Apresentações


Contato

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