“Mamãe Presente” inicia novo ciclo de encontros e palestras para gestantes

No mês das mães, a Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou um novo ciclo do “Mamãe Presente”. O projeto _ parte integrante do Programa PIPAS (Primeira Infância Protegida da Assistência Social) _ que acontece quatro vezes ao ano em todos os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, esteve na última quarta-feira (10), o CRAS Fazenda São Bernardino, localizado na Praça Vila de Cava, recebeu sete gestantes para o primeiro de quatro encontros da nova turma.

Uma vez por semana, ao longo de todo este mês, as futuras mamães poderão se preparar para viver a experiência da maternidade de forma plena com as orientações do PIPAS, que atende gestantes iguaçuanas de todas as faixas etárias e promove o acolhimento e acompanhamento por meio de encontros que abordam a importância materna na vida do bebê e também o fortalecimento de vínculos entre a família e o recém-nascido.

”Aqui, as gestantes terão encontros com a equipe técnica do CRAS e com convidados do projeto, como pediatras, enfermeiras e doulas que falarão sobre pós-parto, os cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno e a alimentação saudável. Também serão abordados temas como a importância da relação da mãe e da família com o bebê, especialmente nos primeiros anos de vida, criando assim o fortalecimento de vínculos”, explica a psicóloga Viviane Musquim, responsável pelo Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculo do CRAS Fazenda São Bernardino.

Grávida pela segunda vez, Sabrina Matos, que está com 23 semanas de gestação de uma menina, não se inscreveu no “Mamãe Presente” em sua primeira gestação, aos 18 anos. Agora, aos 21 e já com experiência, ela decidiu participar do projeto por acreditar que ainda tem muito a aprender sobre maternidade.

“Quando eu tive meu primeiro filho, eu mal sabia cuidar de mim, pois era muito nova e a gravidez foi um grande susto. Eu ouvia muitas pessoas falarem do “Mamãe Presente” e dizia que quando eu engravidasse de novo iria participar dos encontros. Assim que eu descobri que estava grávida, vim ao CRAS e me inscrevi”, conta a jovem, feliz por ter a oportunidade de receber orientações de profissionais da área da saúde e também pelo chamado “kit do recém-nascido”, que será entregue às futuras mamães após o último encontro. “Estes presentes vão ajudar muito, pois é caro comprar coisas para bebê”.

O kit é composto por uma bolsa com roupas e produtos de higiene pessoal para o bebê, além de uma banheira para o banho do recém-nascido. Para recebê-lo, é preciso participar do projeto “Mamãe Presente”. As inscrições devem ser feitas no CRAS mais próximo. Não há limite de idade nem mesmo é necessário que a mamãe esteja em sua primeira gestação. “Cada experiência é única, então qualquer gestante, mesmo que já tenha outros filhos, pode participar. Basta estar inserida no Cadastro Único”, explica Viviane Musquim.

loker situbondo https://suaralama.info/