CRAS Maxambomba ganha sede própria na Praça Santos Dumont

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Maxambomba está de endereço novo. Depois de funcionar por anos em um imóvel alugado na Rua Teresinha Pinto, no Centro de Nova Iguaçu, o espaço ganhou sede própria e a partir desta segunda-feira (8) passa a atender na Praça Santos Dumont, também no Centro. Além do CRAS, a praça foi revitalizada e recebeu o plantio de mudas de mais de 20 espécies da mata atlântica.

Para o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, a chegada do CRAS à Praça Santos Dumont irá beneficiar não somente as mais de cinco mil famílias referenciadas na unidade, especialmente aquelas mais carentes que vivem no bairro Caonze, mas também a população como um todo. “O CRAS é um equipamento muito importante para a assistência social. E trazê-lo para a praça faz dela um local vivo. Graças aos serviços oferecidos voltaremos a ter pessoas circulando por aqui, o que vai gerar maior sensação de segurança e, consequentemente, aquecer o comércio no entorno”, disse Rogerio Lisboa.

Os CRAS oferecem serviços como Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social, ID Jovem, oficinas de geração de trabalho e renda, inclusão produtiva. A unidade Maxambomba conta ainda com oficinas de corte e costura, teatro, dança e esporte. Para isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) uniu forças com as secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEMEL), de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), de Cultura (SEMCULT) e também com a Fundação Educacional Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

“O CRAS Maxambomba conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, orientadores sociais, visitadores do PIPAS, cadastradores que fazem o cadastro único. Além disso, trabalhamos com as demais secretarias oferecendo à população um conjunto de políticas públicas”, diz a secretária da SEMAS, Elaine Medeiros.

O atendimento do CRAS acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.