Festa do Aipim, em Nova Iguaçu, promete muito mais que delícias gastronômicas

Inauguração de um novo espaço cultural, exposição de carros antigos, passeio ciclístico, concurso gastronômico, música de qualidade e, é claro, muita comida boa. Este é o cardápio da 14ª edição da Festa do Aipim, que será realizada de 14 a 16 de julho, na Praça de Tinguá. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pela tradicional festa nos três dias de evento. Esta é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com a Águas do Rio e a sociedade civil.

Ao longo de três dias, o público vai poder saborear diversos pratos tendo o aipim como ingrediente principal. Para isso, 30 stands estarão disponíveis no tendão principal. A poucos metros dali, um palco irá receber artistas da região, que levarão ao público diferentes gêneros musicais como samba, pagode, sertanejo, forró, reggae, rock e MPB.

A exemplo do ano passado, quem for de carro à festa deverá deixar o veículo em um estacionamento gratuito, organizado pela Prefeitura, que fornecerá, também sem custos, transporte para levar o público à praça.

Estação da Cultura

A Festa do Aipim começa na sexta-feira (14), às 17h, com a inauguração da Estação da Cultura de Tinguá. O espaço foi implementado em uma antiga estação ferroviária da Estrada de Ferro Rio D’Ouro e vai receber, durante a festa, uma exposição sobre os primeiros objetos arqueológicos encontrados durante os trabalhos de escavação realizados no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. O imóvel centenário é a primeira das três antigas estações de Rio D’Ouro a ser restaurado e transformado em um centro cultural. Em breve, as estações de Vila de Cava e de Rio D’Ouro terão o mesmo destino.

O primeiro dia de evento vai até à meia-noite e meia ao som de Edu Dias (voz e violão), Paulo Vitor e Banda (sertanejo) e Alex Kid e Banda (pop rock).

Exposição de carros antigos

Quem for à festa no sábado (15) poderá fazer uma viagem ao passado graças a uma exposição de carros antigos. Cerca de 25 veículos, fabricados entre as décadas de 1960 e 1990, poderão ser contemplados pelo público. Entre eles, destaque para um Puma conversível, o Chevrolet C10, o Ford F100 e o Volkswagen 1600, popularmente conhecido como Zé do Caixão. Eles partirão, em comboio, da Fazenda São Bernardino, às 10h, em direção à praça de Tinguá, e permanecerão na festa até 14h.

Concurso gastronômico

À noite, às 19h, o público irá conhecer os vencedores do concurso gastronômico que vai eleger as melhores iguarias à base de aipim. O evento foi realizado no último fim de semana e reuniu 10 culinaristas na disputa por três categorias: Entrada, Principal e Sobremesa.

Os inscritos optaram por uma delas e prepararam suas receitas, que foram submetidas a um júri técnico composto por cinco pessoas, sendo duas delas profissionais de gastronomia. Elas avaliaram o sabor do aipim, a criatividade, apresentação do prato e a combinação dos ingredientes. Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados.

As atrações musicais de sábado são Márcio Fininho (voz e violão), Léo Bruno (voz e violão), Leila Dias (sertanejo), Banda Kaubel (pop rock e reggae), Celinho Sertanejo e os Meninos de Tinguá, Bico Doce da Mangueira (Samba) e Grupo Expressão (pagode).

Passeio ciclístico

O domingo (16), último dia da Festa do Aipim, começa com um passeio ciclístico que vai partir da praça de Vila de Cava, às 8h, com destino à praça de Tinguá. Lá, os ciclistas e todo o público poderão curtir as seguintes atrações: Catiane e Lessa (voz e violão), Samba da Siriguela (samba), Banda Semcult – formada por servidores da Secretaria Municipal de Cultura – (MPB), Quadrilha Pá Fincada, Trio Baião Lunar (forró) e SDM (pagode).