Nova Iguaçu lança projeto ‘Arborizando Minha Rua’ para plantar mais árvores na cidade

Para ter ruas, praças, canteiros e outros locais da cidade mais arborizados, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou, nesta terça-feira (20), o projeto “Arborizando Minha Rua”. A iniciativa vai melhorar a qualidade do ar, proporcionar mais sombreamento, diminuir a temperatura e atrair mais pássaros para a região.

Para participar, o morador vai poder solicitar o plantio de árvores em sua rua pelo o link https://bit.ly/arborizando_ni, ou apontar a câmera do celular para QR Code na tela, preencher um formulário e solicitar o plantio na calçada, praça ou canteiro. É preciso avaliar se a largura da calçada é maior que o 1,20m, se há presença de fiação elétrica, existência de bueiros próximos, e, por último, enviar fotos do local do plantio.

“Um dos objetivos é trazer essa sensibilização a população com a arborização urbana. O formulário é rápido e fácil de ser preenchido. Esse projeto vai estimular as pessoas a plantar mais árvores na cidade e vão aprender sobre as espécies. Elas também recebem um folheto com os cuidados com as árvores e colocam a mão na massa e plantam também. O morador recebe um adesivo que pode ser colocado em seu portão com QR Code do projeto”, disse Lucas Cardoso, engenheiro florestal e assessor técnico na Secretaria de Meio Ambiente.

Após o cadastro é só aguardar o retorno da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Se for necessário, uma equipe da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu vai até ao local para avaliar se há condições do plantio e qual tipo de árvore pode ser colocada no local.

“Com o endereço do plantio e dados do local, vamos avaliar se há condições de plantar e qual árvore é adequada. Pode ser da mata atlântica ou ornamental. É uma arborização urbana e a ideia é descentralizar esse serviço. Esse projeto visa aumentar a arborização em frente às casas, mas para não ter riscos, analisamos a viabilidade. Dá uma sensação de pertencimento, que a pessoa participou de todo o projeto”, afirmou o guarda ambiental e chefe de Áreas Verdes de Nova Iguaçu, Bruno Augusto de Souza.

Moradora da Avenida Kennedy, no bairro Kennedy, a professora Luzia Esteves Carvalho, de 55 anos, foi a primeira moradora de Nova Iguaçu a participar do projeto e já pensa em fazer outras solicitações para plantar mais árvores.

“Eu e minha filha fizemos a solicitação da árvore. Ela é bióloga e me orientou sobre a importância de plantar. Isso ajuda a evitar que moradores façam o descarte de lixo e entulho na beira do rio para que ele seja preservado. Vou fazer mais solicitações para plantar mais árvores e vou fazer uma campanha com os vizinhos. Preenchi o formulário em poucos minutos”, disse bastante animada.

loker situbondo https://suaralama.info/