Festival de Artes de Nova Iguaçu continua nesta sexta (26) com diversas atrações

O Festival de Artes de Nova Iguaçu, que reúne atrações musicais, teatrais e de artes plásticas e visuais, continua nesta sexta-feira (26). A programação terá exposições, apresentações, exibição de um filme e uma mostra de artes visuais. O evento acontece a partir das 14h, no Teatro Sylvio Monteiro do Complexo Cultural de Nova Iguaçu, na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro.

A partir das 14h acontecem exibições dos curtas: “Teatro Iguaçuano Arcádia”; “Neguinho”;” Cigarra e Formiga”; “Julgamento”; e por último “Joyce”. No mesmo horário serão realizadas duas exposições fotográficas. Uma delas será do fotógrafo e cineasta Getúlio Ribeiro, com a exposição Foto Grafia BXD, um ensaio fotográfico que nasce da vontade de democratizar a arte e a cultura local como também de prestar homenagem a criadores e mestres da escrita baixadense, capazes de deixar mais suave, reflexivo e vivo o cotidiano de quem vive na região.

A segunda exposição “Estações de Iguaçu Novo”, de Mateus Carvalho, é um projeto de fotografia autoral que direciona o olhar para a cidade de Nova Iguaçu por meio de suas estações de trem.A mostra convida os visitantes a refletirem sobre a evolução dessas estações e a sua influência na identidade e dinâmica de Nova Iguaçu. Todos os eventos são gratuitos sujeitos à lotação do teatro.

Logo em seguida, às 15h30, serão feitas diversas atividades, como um Break Dance, esquete teatral: soldado, poeta e rei; música com Suelen Soares, outra esquete teatral, desta vez com Daiana Martins, poesia com Janaína Tavares e Liz Córdova, exibição do Circo Chrisan, música com o Dj Diego Bion, Marcos Rosa e a rapper Lisa Castro.

O encerramento do dia acontece às 20h com o filme “Viva”, de Aílton José. O filme trata da história de uma viúva e um viúvo. Glória, apesar dos problemas da vida, procura sempre dar a volta por cima, aproveitar a vida e ajudar ao próximo.  Além de contar a história de Torres, militar aposentado, síndico do prédio onde ambos vivem, que é uma pessoa rígida, egoísta e rancorosa. Sempre de mal com a vida pela perda da mulher e seu filho natural, só lhe restou o filho adotivo.

O Festival de Artes é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura ( SEMCULT) , Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.