Mais de 100 mil cartelas de remédios vencidos são encontradas em Nova Iguaçu

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu (SEMAM) encontrou grande quantidade de cartelas do medicamento Enjoy, utilizado para enjoo, enxaqueca e ressaca, descartado irregularmente em dois pontos do bairro Kennedy. Nas imagens, é possível ver remédios com validade expirada em 2011. Duas pessoas foram levadas para a delegacia para prestar esclarecimento.

Na tarde de segunda-feira (10), após denúncia anônima, agentes da Guarda Ambiental Municipal (GAM) foram à Avenida Kennedy, às margens do Rio Botas, e encontraram pelo menos 50 sacos de lixo com cerca de 500 cartelas em cada um deles, totalizando aproximadamente 25 mil unidades. Parte do material foi imediatamente recolhida pelos agentes e o restante retirado nesta terça-feira (11), pela Empresa de Limpeza Urbana (EMLURB).

No entanto, também nesta terça, os agentes encontraram uma quantidade ainda maior do mesmo medicamento em um ferro velho localizado na Rua Manoel Ferreira Campar, a poucos metros do local do descarte de segunda. Os remédios vencidos estavam armazenados de forma inadequada, e um “buraco” entre as montanhas de cartelas indicava que dali saiu o material encontrado às margens do rio. Ainda não se sabe ao certo a quantidade de embalagens de Enjoy, mas acredita-se que mais de 100 mil cartelas estavam no local.

Dois homens foram conduzidos pelos agentes da GAM à 58ª DP (Posse), onde o caso foi registrado. A polícia irá investigar quem levou os medicamentos ao ferro velho e há quanto tempo eles eram descartados no rio.