Nova Iguaçu inicia comemoração de aniversário com plantio de 190 árvores

As comemorações pelo aniversário de fundação da cidade mãe da Baixada Fluminense começaram, nesta sexta-feira (13), com o plantio de 190 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. A atividade, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), aconteceu nas imediações do Viaduto dos Imigrantes, um dos locais com maior fluxo de pessoas da cidade.

As mudas foram plantadas com auxílio da população de Nova Iguaçu. A artesã Ane Leal, de 28 anos, se sentiu realizada por fazer parte e contribuir com o plantio. “Não tem forma melhor de comemorar o aniversário da cidade presenteando ela com todas essas árvores. É como se cada árvore fosse uma vela do bolo de aniversário. E não é só o meio ambiente que está se beneficiando, nós também. Às vezes achamos que não vai ser o suficiente, mas de árvore em árvore vamos conseguir ajudar a cidade, que está ficando linda”, relatou Ane, muito feliz.

As árvores plantadas foram: Carrapeta, Pau-Viola, Jacarandá Mimoso, Jacarandá da Bahia, Pau-Formiga, Araçá, Uvaia, Fedegoso, Eritrina, Pau-Jangada, Samanea, Cajazeira e Cambuí. Chefe de Áreas Verdes e Guarda Ambiental do município, Bruno Augusto comentou sobre a importância da plantação dessas sementes. “O benefício de ter essas pequenas florestas dentro da cidade são inúmeros. Os mais importantes deles são a redução da temperatura em certas áreas, barreira acústica e atração de fauna como aves e pássaros para região”, explicou o Guarda Ambiental.

Evento de comemoração

O plantio foi só o início da festividade pelos 190 anos. Neste sábado (14), acontecerá a virada cultural e corrida noturna, e no domingo (15) o projeto música da natureza, passeio ciclístico e corrida infantil.

loker situbondo https://suaralama.info/