Área de Proteção Ambiental de Nova Iguaçu ganha 125 novas mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu e a Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni) realizaram, nesta quarta-feira (21), o plantio de 125 novas mudas na Área de Proteção Ambiental (APA) Morro Agudo, no espaço da antiga Fazendinha, no bairro Gerard Danon. Mais de cem alunos e professores do Colégio Estadual Professora Maria Helena Amaral Alarcão participaram da ação. Eles colocaram a mão na terra para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica como sibipiruna, aroeira, canafístula, paineira, entre outras.

“Nova Iguaçu tem 67% do território composto por APA e 50% é formado por floresta em pé, ou seja, de mata atlântica. Como é uma unidade de conservação ambiental, ela sempre precisa deste importante trabalho de preservação, pois, como sofre com a incidência de queimadas, é importante recuperar o que foi degradado”, comentou o secretário de Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

 

Ainda segundo ele, o projeto Floresta do Amanhã está sendo responsável pelo plantio de 70 mil mudas na Serra do Vulcão.

Antes do plantio, os alunos e professores deram um abraço simbólico no local. Uma delas foi a estudante Helena Gomes da Cruz, 17 anos, que plantou uma muda de canafístula.

“Quando nossa escola foi convidada fiquei muito feliz, pois quero ajudar na preservação do meio ambiente e educar muitos jovens da minha idade que acabam com as árvores, seja com a queimada ou desmatamento. O mundo está precisando de ajuda e as pessoas parecem que não entendem. Precisamos do verde, do oxigênio”, lembrou a menina.

Também participaram do plantio, equipes da Guarda Ambiental Municipal, do Parque Natural Municipal, Áreas Verdes, a coordenação técnica do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, campus Nova Iguaçu), além de representantes da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), entre outros.

loker situbondo https://suaralama.info/