Nova Iguaçu promove ações de combate ao Aedes aegypti para conter avanço da dengue

Às vésperas do verão, a Superintendência de Vigilância Ambiental (SUVAM) de Nova Iguaçu segue promovendo ações de orientação para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira (23), uma tenda foi montada na Praça Rui Barbosa, no Centro, para que os agentes de combate às endemias alertassem à população sobre os riscos da doença, os focos e a prevenção.

Os cuidados para prevenir o aparecimento do mosquito Aedes Aegypti acontecem ao longo do ano em Nova Iguaçu. Agentes da SUVAM fazem visitas rotineiramente em todos os bairros, conforme cronograma, orientando a população sobre como evitar o acúmulo de água parada, a forma correta de guardar pneus, garrafas, vasos de plantas, entre outros itens.

O carro fumacê também percorre a cidade atuando em locais com casos confirmados de dengue, zika e chicungunya. Agentes da Gerência de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (GIEC) realizam, semanalmente, palestras educativas nas escolas do município ensinando as crianças como podem fazer sua parte na prevenção em casa.

No levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Nova Iguaçu tem média de 2,5 casos de dengue confirmados por mês. A cidade pode registrar 30 casos até o final do ano, igualando 2019. Na última década, 2013 foi o ano com maior número de casos: 665, com um óbito. Desde então o município não registrou mais mortes pela doença. Mas é necessário que a população continue colaborando.

“O número de notificações vem caindo nos últimos anos, mas o de casos positivos voltou a aumentar. Se todo mundo fizer a sua parte e disponibilizar uma pequena parte do seu tempo para se dedicar ao combate do Aedes aegypti, o mosquito para de nascer e essas doenças param de crescer”, alerta o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

A mobilização contra o Aedes Aegypti segue em Nova Iguaçu nos próximos dias. Na sexta-feira (25), Dia D da campanha, a mesma ação será realizada na Praça do Km 32. No dia 29 acontece na Praça de Cabuçu, em 1° de dezembro, na praça 007 em Comendador Soares, e no dia 5 na Igreja São Francisco de Assis, também em Comendador.