Hospital Geral de Nova Iguaçu promove campanha de doação de sangue com horário estendido

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) está promovendo uma campanha de doação de sangue para atrair doadores e aumentar os níveis do estoque que estão críticos. De 14 a 28 de novembro, o banco de sangue irá ampliar o horário da coleta, passando a funcionar das 7h30 às 17h, exceto aos finais de semana. No dia 15, feriado da Proclamação da República, a unidade irá receber doadores das 7h30 às 12h. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro.

“O HGNI é uma das grandes emergências do Rio de Janeiro e precisa ter seu estoque sempre abastecido. Quero agradecer a todos os doadores e pedir uma força-tarefa para que venham doar sangue e nos ajudem a salvar vidas”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti.

Com a superlotação enfrentada diariamente pelo HGNI, provocada pelo aumento de atendimentos e internações, o estoque de sangue tem sido insuficiente para atender a demanda e a necessidade de doadores aumentou. O banco de sangue precisava de 600 doações mensais. Atualmente, o estimado para garantir um abastecimento seguro é de 750 bolsas coletadas, porém, no mês de outubro houve uma queda de 30% e em setembro de 40% no número de doadores.

“Este é um hospital que atende pacientes com diversas patologias ou vítimas do trauma e a transfusão sanguínea, no ato cirúrgico, é fundamental para salvar essa vida. Porém, por causa da superlotação nossa demanda aumentou e precisamos que as doações aconteçam regularmente”. Reforça o diretor-geral do hospital, Joé Sestello.

O banco de sangue fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, n° 953, na Posse, em Nova Iguaçu. O acesso é pela recepção geral do HGNI.

Recomendações para doar sangue

A doação de sangue no HGNI pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. O hemonúcleo fica localizado próximo à recepção geral. Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Não é necessário estar em jejum, porém, o doador não pode ter se alimentado com comida gordurosa nas últimas quatro horas ou ingerido bebida alcoólica no dia anterior. Quem foi vacinado contra a Covid-19 deve esperar sete dias para fazer sua doação. Todo o processo para coletar uma bolsa de sangue de 450 ml leva cerca de 15 minutos e pode ajudar a salvar até quatro vidas.