Defesa Civil de Nova Iguaçu faz exercício de evacuação simultâneo em 32 escolas municipais

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (SMDC) realizou, nesta quinta-feira (30), um grande exercício de desocupação de emergência em 32 escolas da rede municipal. A ação, realizada simultaneamente, faz parte do Projeto “Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” e envolveu mais de oito mil alunos, professores e funcionários. O objetivo é desenvolver a cultura de prevenção de acidentes dentro e fora das escolas.

Na Escola Municipal Aminthas Pereira, o exercício simulado de evacuação durou 2 minutos e 55 segundos. Esse tempo foi considerado satisfatório pelo secretário municipal de Defesa Civil, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

“As crianças fizeram um tempo excepcional no treinamento de desocupação de emergência. Elas já tinham participado em uma fase anterior e hoje foi a finalização do projeto”, afirmou o secretário.

O exercício simulado começou com um representante da escola tocando, por mais de 30 segundos, um sinal como alerta de emergência. Como foi orientado nos treinamentos anteriores para essas situações, os alunos formaram filas dentro das salas, e, com o auxílio dos professores, seguiram até um local seguro, que fazia parte da rota de fuga de emergência.

O projeto também orienta que alunos, professores e funcionários tenham a capacidade de prestar os primeiros socorros nas unidades escolares.

O “Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação” é promovido desde 2017 e já chegou a 35 escolas. Somente este ano foram seis unidades envolvidas, com 679 alunos e 110 professores e funcionários capacitados. O projeto da Defesa Civil conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A atividade de hoje também contou com a presença da Secretaria do Estado de Defesa Civil, representada pelo Tenente Coronel Messias, que é Coordenador Regional da Baixada Fluminense.