Núcleo Especializado em Atendimento Pedagógico é reinaugurado em Nova Iguaçu

Música, alegria, inclusão e muita emoção. Tudo isso fez parte da programação de reinauguração do Núcleo Especializado em Atendimento Pedagógico (NEAP), da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Nova Iguaçu, na Escola Municipal Monteiro Lobato, nesta segunda-feira (16). O espaço foi reformado e agora está de portas abertas para receber os alunos de toda rede de ensino do município. O evento teve a presença de pais, alunos, professores e diretores.

O Núcleo acolhe alunos da rede municipal com atividades de linguagem psicopedagógica, educação psicomotora e musicalização. Esses métodos são utilizados para transformar o dia a dia dos discentes que apresentam transtornos e dificuldades de aprendizagem. Os pontos atendidos são dislexia, disgrafia, discalculia, disortografia e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Maísa Almeida Cunha conta que seu filho Charles apresentou quadro de disgrafia e que, graças ao NEAP, eles tiveram a oportunidade de reverter a situação, gerando conforto e melhora nas notas da escola. “Meu filho chegou aqui no Monteiro Lobato com um quadro que precisava ser investigado. Ele recebeu atenção especial e foi identificado com disgrafia, que não é uma dificuldade na aprendizagem, e sim na escrita. Ele, que antes tirava notas baixas porque os professores não entendiam o que estava escrito, agora tira nota 10 em português”, afirmou a mãe.

A Secretária de Educação, Virgínia Rocha, salienta a relevância do núcleo para o município.

“O NEAP é muito importante para a Rede Municipal de Educação, pois atende às especificidades de aprendizagem do currículo acadêmico para os estudantes com transtorno específico da aprendizagem”, afirmou ela.

O Núcleo funciona nas Escolas Municipais Monteiro Lobato, Marechal Mascarenhas de Moraes e Governador Leonel de Moura Brizola, e todos os alunos da rede municipal de ensino podem frequentar as unidades.