Nova Iguaçu oferece 160 vagas gratuitas para cursos preparatórios

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) vai oferecer cursos preparatórios gratuitos aos estudantes que estejam cursando o 9º ano do ensino fundamental ou que tenham concluído o ensino médio. Ao todo, são 160 vagas para quem deseja se preparar para os processos seletivos mais importantes do Estado. As inscrições começam no próximo dia 7 e podem ser feitas pelo site da SEMED ou presencialmente, das 9h às 16h, na Escola Municipal Monteiro Lobato, até 11 de março.

O Curso Preparatório Municipal de Nova Iguaçu é aberto para alunos da rede pública e privada, desde que estes sejam bolsistas em escolas particulares, residentes na cidade. São 80 vagas de pré-vestibular para quem pretende realizar as provas de vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras 80 de pré-técnico, voltadas ao Ensino Médio nos cursos dos colégios Pedro II, Cefet, Faetec e IFRJ.

O pré-vestibular será ministrado na E. M. Monteiro Lobato, na Rua Luís Lima, s/nº, no Centro, mesmo endereço para inscrições presenciais. Os alunos terão as seguintes disciplinas: Física. Química, Biologia, Geografia Geral e do Brasil, História Geral e do Brasil, Sociologia, Filosofia, Literatura, Português, Redação, Matemática e Língua Estrangeira.

Já o pré-técnico é voltado exclusivamente para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e tem como principal objetivo preparar os jovens para os processos seletivos de nível médio. Eles terão aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Redação.

Os contemplados serão divididos em seis turmas presenciais (quatro de pré-vestibular e duas de pré-técnico) e terão aulas aos sábados, entre 7h30 e 17h.

Para a matrícula será exigida a seguinte documentação: cópia do documento de identidade e declaração para alunos bolsistas, oriundos de escolas particulares. Já para estudantes da rede pública será exigida declaração escolar além da cópia do documento de identidade. As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A aula inaugural está prevista para 19 de março.