Professores da rede municipal de Nova Iguaçu recebem nova capacitação

Professores da rede municipal de Nova Iguaçu iniciaram, nesta semana, a capacitação do programa Vem Viver, um projeto do Governo Federal que selecionou cinco municípios em todo o país para serem os pioneiros. O primeiro encontro foi realizado na terça-feira (15), na Casa do Professor, na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e reuniu 147 profissionais da educação, divididos em dois turnos. Representante da região Sudeste, Nova Iguaçu conta com quatro escolas da rede inseridas no programa.

O projeto tem como objetivo a valorização da vida por meio da educação e de oportunidades aos jovens. Ele é composto por três fases: a “Vem pra rede”, que é a integração de todas as pessoas que estarão atuando no turno e contraturno escolar, dando oportunidades e educação aos alunos; a “Vem pra escola”, que é a formação do professor para que ele se torne um multiplicador da metodologia dentro da escola; e a “Vem pra vida”, o momento em que encaminhamos os jovens para programas de aprendizagem, atividades físicas, culturais, reforço escolar, entre outros.

“A educação é fundamental na vida das crianças e jovens para que elas tenham condições de buscarem por mais oportunidades. Sabemos que quando alunos abandonam as escolas, as chances deles terem uma oportunidade são bastantes reduzidas”, explica a secretária municipal de Educação Maria Virgínia Andrade Rocha.

Os professores terão mais quatro encontros, sendo os próximos três virtuais e o último, em 7 de março, novamente presencial. Além da SEMED, também participam do programa as secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Segurança Pública (SEMSEG).