Nova Iguaçu antecipa entrega de novos uniformes e kit escolar para alunos da rede municipal

Aluna da Escola Municipal Rubens Falcão, no bairro de Santa Eugênia, Yasmin Vitória Guimarães da Silva, de 9 anos, era só alegria quando entrou na sala de aula. Estudante do terceiro ano do Ensino Fundamental, ela comemorou a volta às atividades presenciais nesta quarta-feira, após mais de 19 meses afastada dos colegas de classe, e ficou feliz ao receber, hoje, o novo uniforme e o kit escolar para o ano que vem.

“Até chorei quando soube que ganharia o uniforme novo. Meu short-saia está novinho. Se deixar nem vou tirar em casa. Adorei também a cola colorida, além do caderno. Tomara que essa pandemia acabe logo para ver a sala cheia novamente”, disse a menina.

A Prefeitura iniciou a distribuição de uniformes e material escolar, nesta quinta-feira (4), para os 66 mil estudantes municipais. Para os do primeiro segmento, foram entregues camisetas, short-saia ou bermuda, meia e tênis. Já os do segundo segmento receberam o mesmo material, exceto a bermuda ou short-saia.

Além do uniforme, os alunos estão recebendo kit escolar, com caderno, calculadora, cola, lápis de cor, lápis, régua, tesoura, apontador, massa de modelar, caneta, tinta guache, pincel, agenda escolar, entre outros itens, de acordo com o ano de escolaridade.

“Só em poder retornar às salas de aula já dá uma satisfação muito grande, mesmo sabendo que será um período curto. Não queríamos esperar o próximo ano para entregar o material e o uniforme. Resolvemos antecipar para eles estarem familiarizados com o material didático. Além disso, temos uma rede com 143 escolas e algumas estavam deterioradas. Estamos fazendo reformas e iremos climatizar todas as unidades em 2022”, garantiu o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

O estudante Luiz Otávio da Silva Fernandes, de 9 anos, também da Escola Rubens Falcão, teve a mesma reação de Yasmin. Segundo a mãe, Daniele da Silva Batista, o filho pediu para não estudar mais casa com a volta às aulas presenciais principalmente quando soube que todos iriam retornar e ganhar roupa nova.

“Dá até gosto de estudar com este novo uniforme. Meu filho, quando soube que ganharia a roupa, pediu na hora para voltar à sala de aula. E o último uniforme estava pequeno, porque ficou dois anos estudando em casa por causa da pandemia. O aluno fica incentivado até para melhorar a nota”, acredita a dona de casa.

A secretária de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virgínia Andrade, lembra que os kits servem de apoio ao trabalho pedagógico.

“São mais de 66 mil alunos que vão receber material e uniforme novos. Retornamos ao ensino presencial e continuaremos com o remoto. Mas a vinda dos alunos é importante, pois percebemos que eles ficam muito empolgados a estarem em ambiente escolar”, disse a secretária. “A partir de março, serão entregues uniformes de frio, como casaco e calça.”

Na última quarta-feira (3), 121 unidades retomaram as atividades. Outras 20 estão em fase final de obras e vão receber os alunos na próxima segunda-feira (8). Duas escolas, a Prof. Amazor Vieira Borges e Dr. Ruy Berçot de Mattos, por estarem passando por reformas mais amplas, como construção de cobertura de quadra esportiva, só terão aulas no início de 2022.