Casa do Professor amplia curso de formação online para profissionais de outras redes públicas de ensino e da rede privada

Os cursos on-line da Casa do Professor vão ser disponibilizados, a partir do dia 1º de junho, para profissionais de outras redes públicas de ensino e também da rede privada, durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), considera que a formação docente precisa de ferramentas que auxiliem no trabalho pedagógico nestes novos tempos e com novas maneiras de conceber a aprendizagem. Para ter acesso às atividades não há necessidade de inscrição prévia, apenas do cadastro com os dados pessoais e profissionais na plataforma da Casa do Professor (http://educoon-ni.tk/). Após a conclusão das atividades pelo participante, a plataforma emite certificação referente à carga horária do curso escolhido.

São 12 cursos disponíveis:
– Como fazer uma videoaula de sucesso;
– Memórias e histórias que encaminham para uma leitura significativa;
– Orientações quanto à saúde vocal do professor;
– As funções executivas e educação infantil – importância da ludicidade, dos jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem;
– As inteligências múltiplas;
– Resiliência e a superação;
– Coaching familiar;
– Design thinking na educação;
– Diálogos transformadores;
– Recebi um aluno com laudo! E agora?;
– O desenvolvimento da linguagem e suas implicações na formação do sujeito;
– Deficiência intelectual: fundamentos e adequações metodológicas e curriculares.

Na plataforma da Casa do Professor há também dicas de cursos que estão sendo oferecidos gratuitamente por outras instituições, em caráter de domínio público, tais como:
– Escolas do Bem – Instituto Rodrigues Mendes, em parceria com a UNICEF; Fundação Getúlio Vargas (FGV); Senai; Unesp; Unieducar e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Para os alunos já cursistas, há também o curso para revisão de Libras – módulo iniciante. É oferecido ainda um tour virtual de domínio público de uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), intitulado “Egito Antigo: do cotidiano à eternidade”.

No retorno das atividades laborais pós-pandemia serão oferecidos cursos como:
– Oficinas de convivência;
– Oficinas de co-criação;
– Oficinas Do it yourself – Faça você mesmo;
– Habilidades/competências individuais: a arte de se reinventar;
– Rodas de conversas sobre experiências pessoais e familiares;
– Comunicação não violenta,
– Cultura organizacional.