Cinco serviços do Prefeitura Presente que vão ‘adiantar’ a sua vida

O Campo do Inconfidência, em Austin, recebeu hoje (23) mais uma edição do Prefeitura Presente. Quem acompanha a caravana do programa, certamente percebeu que 2020 começou cheio de gás: esta é a sexta vez no ano que a Prefeitura reúne serviços rápidos e gratuitos de suas secretarias nos bairros da cidade.

Confira agora cinco serviços do Prefeitura Presente que são um superadianto na sua vida e se programe para marcar presença nas próximas edições.

1 – Vinte tipos de vacina disponíveis

A Secretaria de Saúde disponibilizou mais de vinte tipos de vacina, entre triplice viral e febre amarela. Todas elas são ofertadas no confortável ônibus adaptado com salas e refrigeração. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no município. Mara Rodrigues de Lima aproveitou o finalzinho das férias dos filhos para colocar a caderneta de vacinação deles em dia. Mas, para o alívio da mãe e alegria dos filhos Mariana, de 7 anos, e Guilherme, de 16, não havia nenhuma vacina pendente.

2 – Manda Jobs! Carteira de trabalho e vagas de emprego

A Secretaria de Assistência Social reuniu três serviços importantes para quem quer começar o ano empregado: carteira de trabalho, cadastro do SINE e atendimento da Agência Nova Iguaçu de Oportunidades. A Ana Carolina Vitorino acabou de completar 18 anos e não vê a hora de começar a trabalhar formalmente: “Eu já ajudo minha mãe no salão, faço unha, cabelo, sobrancelha… não tem tempo ruim”. Agora, o foco é conseguir uma boa colocação no mercado e estudar para ingressar na Marinha brasileira. A mãe segue na torcida: “Se é um sonho, eu vou trabalhar dia e noite para ajudar minha filha em conseguir seu objetivo”.

3 – Testes rápidos de saúde

Em menos de 20 minutos, o ajudante de cozinha André Antônio Moura, de 47 anos, saiu com o resultado tranquilizador para diversas doenças, como diabetes, hepatite B e C, sífilis e HVI. Aos 46 anos, o morador de Austin fica de olho na saúde, já que a família tem histórico de diabetes.

4 – Xô, bactérias!

O trio de Guardas de Endemias da SUVAM estão à postos com informações de combate a dengue e infestação de ratos e caramujos. Outro superadianto é a distribuição de hipoclorito de sódio, usado para higienizar alimentos. “Esse é um produto forte, que previne várias doenças. Não adianta só lavar o alimento com água. Com uma colherzinha do hipoclorito, você elimina qualquer bactéria de frutas e verduras”. A distribuição do frasco é gratuita.

5 – Aquele incentivo na leitura

Ler é tudo de bom! E acima de tudo, é hábito. A Fenig é presença confirmada em todas as edições com o projeto Livros Para Voar, que atende crianças e adultos. Ao lado, a Secretaria de Educação oferece contação de histórias e atividades lúdicas ao longo de todo o dia para a criançada.

A lista de serviços do Prefeitura Presente é bem grande e não para por aí. O programa é fruto de um trabalho intersetorial que envolve diversas secretarias e setores municipais. Para ser atendido, basta apresentar os documentos pessoais e acompanhar a programação divulgada previamente pela Prefeitura de Nova Iguaçu em seus canais oficiais.