Encerramento de ano letivo é festejado com sucesso em Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (20), na Casa do Professor, uma festa de confraternização e encerramento do ano letivo de 2019. Na ocasião, foram entregues menções honrosas a algumas escolas municipais por desenvolver trabalhos com destaques junto ao Núcleo Especializado de Atendimento Pedagógico, sendo premiadas com troféus.

Alunos da rede municipal que passaram no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e no Firjan Sesi, foram homenageados com certificados e medalhas.

“O saldo da nossa educação é positivo. Quando assumi em 2017, percebi a situação caótica que o município passava e os servidores públicos foram fundamentais, pois não deixaram a cidade parar. Eles superam qualquer dificuldade e desenvolvem o melhor trabalho possível. São comprometidos com a nossa educação e com os alunos”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa. “Chegou a hora de investir. Pegamos a Prefeitura destruída, iniciamos grandes reformas nas escolas e já vamos alcançar 40 escolas”.

Secretária Municipal de Educação de Nova Iguaçu, Maria Virginia Andrade reforçou as palavras do prefeito e lembrou de algumas conquistas neste ano letivo.

“Tivemos a Caixa Literária Itinerante, onde os livros infantis com títulos adaptados circularam pelas escolas da rede. Recebemos o Prêmio Paulo Freire por sermos referência na Baixada no atendimento a alunos com distúrbio de comportamento e transtorno de aprendizagem”, garantiu a secretária. “Estamos com o salário em dia, temos três creches e outras seis sendo construídas. Não temos nenhum aluno desde 2017 fora de seu nível nutricional. Estamos cuidando de nossas crianças”.

Aluno da Escola Municipal Professor Márcio Caulino Soares, Ruan de Andrade Soares, de 14 anos, foi um dos homenageados. Ele passou para IFRJ no curso de controle ambiental.

“Quero fazer automação industrial. Vou me dedicar bastante e garantir um futuro digno pra mim. Educação é a base de tudo. Vale a pena fazer um sacrifício, pois vou colher bons frutos lá na frente”, contou o menino.

Uma das unidades de destaque foi a Escola Municipalizada de Jaceruba, com o projeto ‘Encantos da Nossa Terra’, que utilizou a música como instrumento de aprendizado e socialização.

Prefeitura inaugura creche no Centro

Momentos antes da Prefeitura de Nova Iguaçu realizar uma festa de confraternização e encerramento do ano letivo de 2019, uma nova creche foi inaugurada. A Casa da Criança Presidente Getúlio Vargas e a creche Nossa Senhora das Cabeças estão de endereço novo. Elas vão funcionar na Avenida Abílio Augusto Távora 418, Centro. A capacidade é para 130 vagas.

O local, que tem três andares, vai contar com uma brinquedoteca, refeitório, banheiro adaptado, rampa de acessibilidade, parquinho, dispensa, cozinha e vai atender alunos da educação especial. O imóvel foi alugado pela Prefeitura.

“Aqui vai funcionar como Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). É uma casa nova e bem estruturada que vai oferecer conforto e melhorar o desempenho escolar dos alunos. A criança vai entrar na creche e finalizar a educação infantil, iniciando o processo de alfabetização. Terão atividades lúdicas com intencionalidade pedagógica”, afirmou a secretária de Educação, Maria Virginia Andrade.