Nova Iguaçu inicia Campanha Nacional de Multivacinação
As crianças iguaçuanas de até 15 anos que estão com a caderneta de vacinação atrasada terão a oportunidade de atualizá-la. A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMAS), iniciou nesta segunda (6) a Campanha Nacional de Multivacinação 2025, ação que se estenderá até o dia 31 deste mês.
Durante a campanha, as 60 unidades de saúde do município, entre Clínicas da Família e Unidades Básicas de Saúde, vão aplicar as vacinas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em 18 de Outubro haverá esquema especial para ampliar a cobertura vacinal. Batizado como o “Dia D”, o sábado será destinado aos responsáveis que não possuem disponibilidade de levar seus filhos para vacinar durante a semana.
“Manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para proteger nossas crianças e adolescentes contra doenças que podem ser evitadas. A campanha é uma oportunidade para que todos atualizem suas vacinas e contribuam para a saúde coletiva do município”, destaca Luiz Carlos Nobre, secretário municipal de saúde.
Monique Mendonça levou o filho, João Mendonça, de 6 meses, ao Centro de Saúde Vasco Barcelos, durante a tarde desta segunda. O pequeno foi tomar a segunda dose da vacina meningocócica. “O custo da prevenção é menor do que o custo do cuidado com a doença. Prevenir é um ato de amor. Vacinar é muito importante” Devido a um resfriado, João atrasou a dose, mas a caderneta já se encontra atualizada.
Quem também se vacinou nesta segunda foi a menina Eloah, de 4 anos. Sua mãe, Débora Serafim, destacou o atendimento no Vasco Barcelos. “Gosto de vir ao Vasco Barcelos porque as enfermeiras são muito atenciosas. Tratam muito bem as crianças. É muito bom saber que os profissionais vão cuidar dos nossos filhos com atenção e cuidado.”
Para a criança ser vacinada, os pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação dos menores no momento do atendimento, permitindo que os profissionais identifiquem quais doses precisam ser atualizadas.