Festival de Artes de Nova Iguaçu resgata a cultura popular com o tradicional Encontro de Folia de Reis

Alegria, emoção, diversão e fé. Este misto de sentimentos tomou a Praça Rui Barbosa, no Centro, na manhã deste sábado (14), durante o tradicional festejo de Folia de Reis. O evento integra o Festival de Artes de Nova Iguaçu, que foi criado com a intenção de resgatar tradições históricas e valorizar os artistas locais. Ele também faz parte da programação de celebração dos 190 anos da cidade.

Seis jornadas, compostas por mestre, contramestre, bandeireiro, palhaços e foliões se apresentaram para idosos, adultos e crianças. Logo depois, seguiram cortejo pelo Calçadão, dançando e se divertindo com quem passava pelo local. Não faltaram fotos, sorrisos e demonstrações de fé. A Folia de Reis é um evento cultural e religioso, que também prega a diversidade. O Festival de Artes é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR).

“As Folias de Reis é uma das manifestações mais importantes da cultura popular, do simbolismo e religiosidade, própria do povo brasileiro e Nova Iguaçu tem folias centenárias que estão sendo valorizadas”, destaca o secretário de Cultura, Marcus Monteiro. “Outro ponto legal é falar da quantidade de jovens participando das apresentações. Isso é a certeza de que essa manifestação cultural vai durar e gerações futuras terão o privilégio de assistir”, completa.

A professora Sônia Maria Saimon, de 71 anos, conta que, quando pequena, costumava ver e se divertir com as apresentações de Folia de Reis em Santo Antônio de Pádua, cidade onde nasceu. Hoje moradora de Nova Iguaçu, ela pode reviver momentos da infância e se emocionou.

“Foi uma verdadeira felicidade. Estou muito contente da Prefeitura estar levando em frente essa tradição. Como professora, para mim, isso é muito importante. Acho lindo, amo de verdade”, conta ela.

Participaram do Encontro de Folia de Reis as jornadas: Boas Novas de Belém, Nova Jerusalém, Estrela Luminosa, Sempre Viva do Oriente, Estrela do Oriente e Família Sagrada de Nazaré. Além do secretário de Cultura do município, também prestigiaram o evento os secretários de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAM), Fernando Cid, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETUR), Mário Lopes. O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, explicou a importância do Festival de Artes para Nova Iguaçu e anunciou novidades para 2023.

“Nova Iguaçu terá o maior Festival de Artes da sua história, com pelo menos 196 apresentações culturais previstas na cidade até julho”, conta.

Nova Iguaçu terá novo equipamento cultural

Durante o lançamento do Festival de Artes de Nova Iguaçu, que aconteceu na última sexta-feira (13) a noite, o prefeito Rogerio Lisboa anunciou a desapropriação do Lar de Joaquina, que fica na Rua Abílio Augusto Távora, n° 86, no Centro. O histórico patrimônio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) em 1989 pela sua importância cultural para a cidade. No local está prevista a construção de mais um equipamento cultural para Nova Iguaçu.

As celebrações dos 190 anos da cidade tiveram início com a peça “Morre uma Estrela”, do autor Gabriel Fontoura. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) aconteceu no Teatro Sylvio Monteiro, na Casa de Cultura, e contou com a participação de autoridades do município e convidados.

“Quero agradecer a cada servidor público, pois quando assumimos o governo, tínhamos um déficit orçamentário muito grande. Hoje estamos com as dívidas pagas. Plantamos mais de 70 mil árvores, resgatamos patrimônios históricos, enfrentamos uma pandemia em que nossos alunos, por quase dois anos, não ficaram sem receber a merenda escolar e valorizamos os nossos artistas locais. Essas são ações que dão orgulho da cidade e vamos seguir trabalhando para melhorar ela cada vez mais”, destaca o prefeito Rogerio Lisboa.

Domingo terá missa, música e uma viagem à história

No dia do aniversário de Nova Iguaçu não vai faltar programação para todos os gostos. As atividades começam às 8h30 com o passeio ciclístico. Cerca de 15 quilômetros de ruas de Nova Iguaçu vão se tornar uma grande ciclovia para quem gosta do esporte. Às 9h as crianças disputam a Corrida Infantil, percurso de 900 metros. Também às 9h acontece a missa em ação de graças que será celebrada pelo bispo emérito Dom Luciano Bergamin, na Catedral Santo Antônio de Jacutinga, que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, n° 2.264, no Centro.

Às 10h30 acontece a primeira edição do evento ‘Música na Natureza’, projeto que promove a valorização dos artistas locais em um encontro que junta meio ambiente e público. Os iguaçuanos Renan Oliveira, Laisa Viana, Johnson Almeida, Luís Brito, grupo Só Damas e Expressão vão se apresentar levando gêneros musicais para todos os gostos. Mais tarde, às 14h, a artista plástica Elisângela Monforte fará um guiamento histórico interpretando a personagem Condessa do Iguassú, filha de D. Pedro I. No bate-papo com o público, ela falará sobre a relevância histórica da cidade e promete contar “fofocas dos tempos do império”, como gosta de dizer. O encontro acontece no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha, berço da Baixada Fluminense.