Primeiro dia de mutirão de recadastramento do BPC tem grande procura

Começou nesta terça-feira (27), em Nova Iguaçu, o mutirão de recadastramento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação, que vai até o dia 12 de dezembro, está sendo realizada na Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), no Centro. O objetivo é recadastrar mais de 12 mil pessoas que ainda não deram entrada no processo de recadastramento. Nova Iguaçu tem quase 34 mil beneficiários do BPC.

O Benefício de Prestação Continuada é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo. Este é o caso da filha do pedreiro Otacílio Eduardo Soares, Diana Kelly de Souza Soares, que tem autismo.

“Ela tem 25 anos, mas é totalmente dependente de mim e da mãe para tomar banho, se alimentar, tudo. Ela já recebe o benefício há 15 anos e o dinheiro é usado na compra de fraldas, material de limpeza e consultas médicas, quando necessário”, conta Otacílio, 52 anos, revelando que o BPC é fundamental para a filha. “Nossa renda mensal é baixa. Seria muito difícil para nós se perdêssemos este benefício. Por isso, vim fazer o recadastramento logo no primeiro dia do mutirão”, explicou o pedreiro, morador do Km 32.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A dona de casa Maria Anadete Claudino da Silva, 72 anos, também garantiu a continuidade do recebimento do BPC. Acompanhada do filho Adam Cipriano da Costa, ela foi ao mutirão logo pela manhã. “Tenho trombose nas pernas e tireoide. O salário ajuda a comprar meus remédios”, diz a idosa.

Segundo a superintendente de Proteção Social Básica, Juliana Gomes, o objetivo é zerar a fila do recadastramento até o final do ano. O mutirão vai até 12 de dezembro, sempre das 9h às 16h. “Quem não vier até esta data poderá se recadastrar no BPC até o dia 31 de dezembro em qualquer Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do município”, explica Juliana.

 

Como fazer o recadastramento

 

O recadastramento do BPC vem sendo feito em todo o país desde o ano passado, quando o governo federal exigiu que os beneficiários fizessem parte do Cadastro Único e deixassem de ser cadastrados pelo INSS. Para se recadastrar é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. Além do mutirão e dos CRAS, os beneficiários também podem buscar o atendimento nas edições do ‘Prefeitura Presente’.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. As pessoas com deficiência também precisam passar por avaliação médica e social realizadas por profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Quem tiver dúvidas sobre o recadastramento pode entrar em contato diretamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo telefone 2667-5796.