Quinta edição do Programa Prefeitura Presente atrai centenas de moradores da Lagoinha

A quinta edição do Programa Prefeitura Presente reuniu centenas de moradores do bairro Lagoinha, em Nova Iguaçu, nesta quinta-feira (19). Foram oferecidos serviços de saúde como testes rápidos de hepatite, sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e isenção para certidões de casamento, nascimento e óbito, casamento comunitário, cadastro único para o Bolsa Família e Vale Social, entre outros. As crianças também foram contempladas com oficinas de pintura facial e desenho, recreação e distribuição de algodão doce. Também foi falado sobre a importância da filtragem da água. A próxima edição acontece na próxima segunda-feira, na Escola Municipal Leonardo Cariello de Almeida, na entrada do bairro da Lagoinha, nas proximidades da Estrada de Madureira.  O Prefeitura Presente acontece semanalmente, sempre as segundas e quintas-feiras, das 9h às 15h. Todos os serviços são gratuitos.

Segundo a secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, o programa vai beneficiar principalmente quem mora distante do centro do município, oferecendo serviços essenciais. Ainda de acordo com ela, a ideia é atingir todos os bairros do corredor da Estrada de Madureira.

 “O mais interessante é que a população está aderindo ao programa e vindo em massa para buscar os serviços públicos que vão beneficiar a todos. Em menos de quatro horas atendemos cerca de 500 pessoas. As crianças também estão vindo com os seus pais e isso mostra que o projeto foi bem aceito. Nossa ideia é descentralizar os serviços e a própria população de Lagoinha frisou que nunca chegou serviços como estes aqui na região. Vamos atingir todo o corredor da Estrada de Madureira e efetivar os serviços”, garantiu Elaine Medeiros.

 Para mostrar que o homem também se preocupa em manter a saúde em dia, o autônomo Ailton Ferreira dos Santos, de 49 anos, tentou quebrar esse tabu passando por uma série de exames numa das tendas na Lagoinha.

 “Todos dizem que o homem não se cuida, mas estou aqui para mostrar o contrário, que nós nos preocupamos com a saúde. Vim para quebrar esse tabu e fiz um simples teste de glicose e outros importantes. É bom que a gente economiza, pois há dois anos paguei caro para pelo teste de HIV e DST. É uma ótima iniciativa da prefeitura”, afirmou Ailton.

 O Programa Prefeitura Presente já passou anteriormente pelos bairros de Cabuçu, Dom Bosco, Prados Verdes e Parque Todos os Santos.