Nova Iguaçu promove a 14ª edição da Festa da Banana

Depois do sucesso da Festa do Aipim, realizada em Tinguá, em julho, agora é a vez da Festa da Banana. O evento, mais uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu em parceria com a sociedade civil, acontece nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Jaceruba. Esta será a 14ª edição da festa criada em 2005 e que a cada ano atrai mais gente. A expectativa é de um público de duas mil pessoas por noite.

A Festa da Banana visa o fortalecimento do potencial turístico da região, a preservação e conservação ambiental e o reforço de sua identidade rural. O evento ainda proporciona a geração de trabalho e o aumento de renda das famílias. Para isso, 20 culinaristas participaram de uma capacitação realizada pela prefeitura. Eles irão oferecer pratos doces, salgados e pães com uso da banana como ingrediente principal.

Além da gastronomia, o evento será repleto de música boa e para todos os gostos. Na sexta-feira (15), a festa começa às 18h com a apresentação do Ministério de Dança Louvores ao Rei. A sequência tem Thalia Ferreira, Cleison Oliveira, Guilherme Marques, Bruna Brum, Diego Linhares e Jairo Bonfim. No sábado (16), a partir das 16h, as atrações musicais são Tati Reis (voz e violão), Agatha Pires (sertanejo), Banda Galena (pop rock), Grupo Tom Carioca (samba) e Pedro Lima Bigode Grosso e Banda (MPB).

No domingo, último dia de festa, as atividades começam mais cedo, às 11h, com um encontro de Jeepeiros. Às 13h tem a chegada da cavalgada que promete agitar o público. As atrações musicais começam às 13h30. Subirão ao palco Rafael Angelo Trio, Energia do Forró, Grupo Byo Trio (pop rock), Maurílio Sal Trio (forró), Diana Rose e Banda (MPB e samba), Só Damas (samba e pagode) e Renan Oliveira e Banda (samba e pagode). Nos três dias de evento o encerramento está previsto para a meia-noite.

A Festa da Banana, organizada pelo Ministério da Cultura, pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e de Cultura (SEMCULT), acontece na Rua do Encanamento, em Jaceruba. O bairro está localizado a 37 km do Centro da cidade, fazendo parte do entorno da Reserva Biológica do Tinguá. Seu principal acesso é feito pela RJ-113, a partir de Adrianópolis. Outra boa opção é pela Via BR-493 (Arco Metropolitano).