FENIG inicia cadastramento de novos artesãos nesta sexta-feira (30)

A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) inicia nesta sexta-feira (30) o cadastramento de novos artesãos no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu. Os interessados devem preencher formulário virtual no site da Prefeitura: http://www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/programadeartesanato/cadastramento/ ou se inscrever diretamente na sede da FENIG, na rua Governador Portela, n° 812, segundo andar, no Centro de Nova Iguaçu.  O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Esta é uma oportunidade para que o artesão desenvolva novas técnicas de artesanato e obtenha vantagens que vão desde descontos na compra de matéria-prima até a participação em feiras e exposições da cidade e até mesmo fora do estado.

A partir de agora, o cadastramento será permanente, não havendo prazo limite. A cada dois meses a FENIG agendará os inscritos para avaliação de suas peças. O procedimento faz parte do processo de inscrição. Se aprovado, o artesão receberá uma carteirinha de integrante do programa. Com ela, os profissionais têm direito a descontos em estabelecimentos comerciais parceiros como lojas de matérias-primas para artesanato e até mesmo salão de beleza, farmácia e consultório médico.

A FENIG tem como objetivo ajudar no desenvolvimento do artesão. Por isso, promove palestras e cursos certificados de marketing digital, redes sociais, fotografia do produto, vendas por meio de aplicativos e organização orçamentária. Convênios com instituições como o SEBRAE garantem o suporte necessário aos profissionais cadastrados. Além disso, a FENIG organiza, em conjunto com os artesãos cadastrados, oficinas para transmitir novas técnicas aos colegas, ajudando a diversificar seus negócios e a produção artesanal.

O presidente da FENIG, Miguel Ribeiro destaca o incentivo do uso de materiais recicláveis, um bem ao meio ambiente e às economias dos artesãos. São materiais como vidro, plástico, coador de café, abridores de latinhas de refrigerantes e até mesmo banana.

“A sustentabilidade é um dos focos do artesanato. O que parece lixo pode se transformar numa linda peça. Recentemente realizamos uma oficina de grande sucesso criando peças decorativas e utilidades do lar com a fibra da banana, um material duradouro que confere elegância ao produto”, revela Miguel.

Participação em grandes eventos

Outra vantagem de ser um artesão cadastrado no Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu é a oportunidade de participar de diversas feiras de artesanato organizadas pela FENIG e de grandes eventos dentro e fora da cidade, como a Feira Iguassú, a Festa do Aipim, os festivais de Artes e de Cultura Nordestina, as festas de São Jorge e de Santo Antônio, além do Rio Artes Manuais e o Meet Rio Trends.

A FENIG também realiza, em conjunto com a Secretaria de Estado de Turismo, ações como a entrega das carteirinhas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Os artesãos cadastrados também podem se inscrever no PAB e participar de eventos em todo o país e também de eventos internacionais, além de receber benefícios. Anualmente a FENIG promove uma caravana para o Mega Artesanal, em São Paulo, a maior feira do setor na América Latina. Além de conhecerem as novidades do ramo, os participantes têm a oportunidade de comprar matéria-prima para a produção de suas peças.

“Empreendedorismo é uma das marcas do trabalho de um artesão e estamos certos de que essa é uma das grandes ações para o presente e o futuro desses profissionais e o desenvolvimento social, cultural e humano de Nova Iguaçu”, garante o presidente Miguel Ribeiro.

A FENIG fica na Avenida Governador Portela, nº 812, 2º andar, no Centro de Nova Iguaçu. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para se cadastrar no programa, é preciso que o artesão seja morador de Nova Iguaçu e apresente comprovante de residência, documento de identidade e CPF no ato da inscrição.