Comemoração do aniversário do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é marcada com ciclismo e caminhada

A comemoração dos 25 anos do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu foi marcada por uma grande festa. Cerca de mil pessoas encararam mais de 10 quilômetros de bicicleta e cinco quilômetros de trilha para aproveitar um dia de sol, em contato com a natureza e muita música durante o projeto “Música na Natureza” – realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM) em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) – que faz parte do Festival de Artes de Nova Iguaçu.

Logo cedo, foi feita uma caminhada do pátio da Universidade Iguaçu (Unig), passando pela Serra do Vulcão, Igrejinha, Cabana, Varginha e Mirante do Boi até chegar no parque, conhecido como “Travessia Vulcão x Parque”. Já o passeio ciclístico saiu da sede da Prefeitura às 8h e seguiu pela Via Light em direção à Mesquita, por onde os ciclistas acessaram o parque.

“É um dia especial não só para Nova Iguaçu, mas para toda a Baixada. Nesta segunda-feira, o parque comemora 25 anos de criação. É um tesouro. Com uma reserva de 1.100 hectares e um bioma da Mata Atlântica. Reunimos hoje a turma da bicicleta e o pessoal que preferiu as trilhas pela Varginha, onde houve um reflorestamento de 60 mil árvores, além das pessoas que vieram visitar o parque”, comentou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

Os shows no Parque Natural foram de Cinha Bragança, que agitou o público com muito pop e MPB, e Marcello Andrade, que se destaca no sertanejo e coleciona apresentações pelo Brasil. Logo na chegada ao local, os frequentadores cantaram parabéns em homenagem ao aniversário do parque, que recebeu também outras atividades, como rapel, tendas de orientação de como preservar o meio ambiente, a flora e a fauna da região.

Moradora de Queimados, Adriana Aquino, de 41 anos, esteve visitando o parque pela primeira vez e prometeu voltar outras vezes.

“Decidi encarar uma trilha para apreciar a natureza, sentir o ar puro e o verde do local. Foi sensacional, pois a vista é linda e encantadora. Não imaginei que fosse tão maravilhoso. Na próxima vez vou voltar de bicicleta para experimentar. A trilha não tem dificuldades. Valeu cada minuto”, afirmou a enfermeira.

A festa não aconteceu apenas no Parque Natural. Em Tinguá, a data também foi celebrada. A Praça de Tinguá recebeu o “Música na Natureza” com apresentações de Cíntia Jocas, Matheus Kern e Renato Melo, além do DJ  Ângelo Antonione e do saxofonista André Alves. As atrações fazem parte do Festival de Artes.

Além de boa música, o público pode visitar a Feira da Roça, a Expo Tinguá, a exposição interativa Jogos de Preservação, de Ailton José, e as tendas de gastronomia e artesanato.

O Festival de Artes é promovido pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) , e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.