Festival de Artes de Nova Iguaçu chega à Fazenda São Bernardino

O Festival de Artes de Nova Iguaçu terá uma edição especial neste sábado (29). Pela primeira vez, o evento que reúne atrações musicais, teatrais e de artes plásticas e visuais  será realizado no berço da Baixada Fluminense, a antiga Vila de Iguassú. Aos pés das ruínas da Fazenda São Bernardino, um dos principais cartões postais da cidade, localizada na Estrada Federal de Tinguá, os participantes poderão se divertir e também aprender sobre a importância da preservação histórica e ambiental. As atividades terão início às 12h.

A exposição “Ciclo da Vida – Amazônia e Tinguá em Jogo”, do artista plástico Ailton José, levará ao público uma performance de artes visuais sobre o ciclo da vida num jogo cuja intenção é mostrar como é difícil sua reconstrução. Exatamente como a natureza depois de destruída.

Para que o público possa vivenciar essa experiência, a instalação artística, em forma de cubos com pinturas de animais e índios em forma de árvores, será desmontada e o público convidado a remontar. Toda a exposição é criada a partir da reciclagem de material normalmente descartado e que se transforma em lixo: o papelão.

Além da exposição, haverá a exibição do filme “BXD Existe” pelo Cineclube Xuxu com Xis, apresentação de dança, com Lorena Melo, e muita música popular brasileira com o projeto “Música na Natureza”. As apresentações serão de Alcir Alves Quarteto, J.B. Quinteto, Trem Bala Rogéria Emmer, Marcelo Tuan  e Robson Valentim. Participação especial de integrantes da Casa do Menor.

“O Festival de Artes estará levando exposição, dança e música para o espaço histórico da Fazenda São Bernardino. É uma oportunidade especial de celebrar os artistas da nossa cidade, levando eventos para lugares diversos do município, e também focalizar esse lugar de imensa importância na história iguaçuana”, comemora Miguel Ribeiro, Presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG).

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela FENIG, da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR). Todos os eventos são gratuitos. A programação semanal pode ser consultada em www.novaiguacu.rj.gov.br/fenig/festivaldeartes.