Peça teatral e música vão marcar o terceiro fim de semana do Festival de Artes de Nova Iguaçu

Chapeuzinho vivendo no “mundo da lua” e um lobo mau que quer se cuidar para evitar os males da Covid-19. Esta é a releitura do famoso clássico infantil que será encenada no sábado (28), na Praça CEU, no bairro Jardim Paraíso, em Nova Iguaçu. A apresentação da peça “Uma Chapeuzinho Diferente”, do grupo teatral Gota, faz parte da programação do Festival de Artes de Nova Iguaçu, que chega ao seu terceiro fim de semana. No domingo (29), o festival continua com o projeto “Música na Natureza”, que chega à Vila de Cava.

Na montagem dirigida por Rodrigo Mendes, Chapeuzinho tem como missão levar remédio para sua vovó, que está em quarentena por causa da pandemia da Covid-19. Por não dar ouvidos aos alertas de sua mãe, ela acaba enganada por um lobo que tem como objetivo chegar na casa da vovó primeiro e pegar os remédios. A peça é uma história divertida, com músicas atuais e voltada para o público infanto-juvenil.

“É um espetáculo para toda família com elementos da atualidade. Nessa montagem, abordamos a importância da vacina contra a Covid-19”, conta o diretor iguaçuano Rodrigo Mendes.

Aliás, não é só Rodrigo que é nascido e criado em Nova Iguaçu. Todos os integrantes do elenco são do bairro Cerâmica. Dar voz e vez aos artistas iguaçuanos é um dos objetivos do Festival de Artes.

“O festival reúne atividades artísticas de diferentes grupos culturais da cidade, democratizando o acesso à cultura e o investimento em artistas locais, fomentando a cultura popular e as tradições do município”, afirma o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro.

A peça teatral “Uma Chapeuzinho Diferente” será encenada às 14h, no teatro da Praça CEU – Jardim Paraíso. O espetáculo é gratuito e sujeito à lotação do espaço.

“Música na Natureza” itinerante

Originalmente promovido no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, o “Música na Natureza” agora é itinerante. Depois de ter sua primeira edição do ano na Praça Santos Dumont, no Centro, e de passar pela Praça de Tinguá, no último fim de semana, o projeto chega à Praça de Vila de Cava no domingo (29), a partir das 10h.

Para esta edição, o público vai cantar e dançar ao som de grandes clássicos da MPB, do samba e da música sertaneja. Vencedor do “Troféu Imprensa Melhores de 2019” pela Band, Serginho Abreu, conhecido como o “príncipe do Sertanejo”, será uma das apresentações. Outra atração será o cantor Wallace Lopes, que tem no currículo participações como backing vocal no Rock in Rio e em programas como Superstar e The Voice Brasil.

Aliás, um dos grandes nomes do The Voice de 2013 também irá se apresentar em Vila de Cava. O iguaçuano Pedro Lima, o “Bigode Grosso” foi finalista daquela edição e arrancou lágrimas do cantor Lulu Santos nas audições do programa. Outro fruto da cidade, Cida Santana vai levar ao público o caxambu, o jongo, o maracatu, o samba de roda, o choro, a folia de reis e o samba. Outra atração será a cantora e compositora Jullie Nóbrega. Com seu jeito simples e voz imponente, ela tem repertório variado e se destaca pelo seu sertanejo diferenciado.

O Festival de Artes de Nova Iguaçu é promovido pelo Ministério do Turismo e pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), da Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR).