IPTU em Nova Iguaçu estará disponível online nesta sexta (28)

A partir desta sexta-feira (28), os contribuintes de Nova Iguaçu já poderão ter acesso ao carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente a 2019. A emissão estará disponível no site (www.novaiguacu.rj.gov.br), no link Portal do Contribuinte. Essa medida, novidade no sistema de arrecadação do tributo no município, dará mais agilidade e comodidade ao cidadão, que não precisa mais aguardar a chegada do carnê em sua residência e nem procurar a Prefeitura.
Quem não tiver acesso à internet poderá, a partir de 21 de janeiro, solicitar, presencialmente, a emissão das guias na Central de Atendimento ao Contribuinte, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Central fica no primeiro andar da prefeitura, na Rua Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro.
Os carnês começarão a ser entregues nas residências a partir do dia 20 de janeiro. Para 2019, o pagamento poderá ser feito em cota única, com desconto de 10% até o dia 31/01 e 5% de desconto para quitação até 28/02. Outra opção é o parcelamento em 10 x, com a primeira parcela vencendo em 15/03. Segundo a Secretaria de Economia e Finanças, quem não receber em casa o carnê e quiser o parcelamento, deverá procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte, a partir de 11/03.
Ainda de acordo com a pasta, a expectativa de arrecadação do IPTU é em torno de R$ 84 milhões. Cerca de 200 mil contribuintes devem receber os carnês em suas residências.
“Criamos esse sistema de acesso à internet antes do prazo de distribuição para dar mais facilidades ao cidadão. O IPTU é um tributo previsto em lei e de extrema importância para os municípios, pois é utilizado como recurso para investimentos dos serviços e políticas públicas, como educação, saúde, entre outros”, explica Fabiano Muniz, secretário de Economia e Finanças de Nova Iguaçu.
Vale ressaltar, que os pedidos de revisão de valores e dados cadastrais, devem ser feitos até o dia 31 de janeiro, na Central de Atendimento ao Contribuinte. Desta forma, quem tiver o pedido deferido poderá pagar o tributo em cota única com os descontos estabelecidos mesmo após o prazo.
A cota única ou as parcelas do IPTU poderão ser pagas em toda rede bancária, exceto o Banco do Brasil. Portadores de necessidades especiais, idosos acima de 60 anos (desde que possuam um único imóvel, more nele e ganhe menos de dois salários mínimos), templos religiosos e entidades filantrópicas estão isentos do pagamento de IPTU.
Mais informações podem ser obtidas também através do site, no link Calendário de Tributos (www.novaiguacu.rj.gov.br/semef/calendario-de-tributos), no ‘Portal da Dívida Ativa’, ou pelo telefone 2666-0170.
loker situbondo https://suaralama.info/