Prefeitura de Nova Iguaçu concluiu desapropriação do Cine Iguaçu para a criação do Teatro Municipal

A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oficializou, nesta sexta-feira (12), o termo de desapropriação do Cine Iguaçu, fundado na década de 1950 na Praça Antônia Flores Teixeira, em frente à estação de trem, no Centro. Com isso, foi concluída mais uma etapa para a abertura do Teatro Municipal de Nova Iguaçu, que terá 800m² e capacidade para mil pessoas.
“O Teatro Municipal de Nova Iguaçu vai ser muito importante para a vida cultural da cidade e da Baixada Fluminense. Era um desejo antigo da sociedade iguaçuana que vai se tornar realidade”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.
Para o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, o Teatro Municipal de Nova Iguaçu vai colocar ainda mais a cidade no roteiro cultural do Estado.
“A implantação do Teatro Municipal representa um marco significativo para a cultura em Nova Iguaçu. Este espaço será um local de diversas manifestações artísticas, proporcionando entretenimento de qualidade e promovendo a diversidade cultural em nossa cidade”, afirma Marcus Monteiro. “Vamos fazer uma obra de restauração do prédio para manter a maior quantidade possível das características originais, buscando modernização e conforto, como, por exemplo, a construção de camarotes. Esse prédio é um dos mais icônicos da cidade, porque por aqui passaram nomes como Grande Otelo, Oscarito e Emilinha Borba, entre outros. Será uma obra sensacional para Nova Iguaçu e um legado cultural incrível.”
Finalizada a desapropriação, o local, que já foi vistoriado por engenheiros e arquitetos da Prefeitura, vai começar a ser reformado.  Os banheiros, o mezanino e o palco serão aproveitados, assim como um lustre de 1948, um dos itens de maior valor histórico do espaço, ornamentos e esquadrias. O declive da plateia também vai passar por reformas. O telhado, que sofre com infiltrações, será restaurado. E a instalação elétrica será totalmente refeita. A fachada do prédio, que já teve cores em branco e verde, vai ser pintada de vinho.
O Cine Iguaçu, considerado um patrimônio histórico do município, foi fundado em 15 de fevereiro de 1952, pelo proprietário de terras iguaçuano Antônio Vaz Teixeira. Em 2014, o local chegou a funcionar como uma casa de shows, chamada Vintage Hall, aberta por pouco tempo. Depois disso, ficou abandonado. Considerado um patrimônio histórico do município, o imóvel estava funcionando como estacionamento, passando por um processo de degradação e descaracterização devido à falta de manutenção.