Nova Iguaçu vai ter programação especial para o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Esporte, cultura e saúde. Tudo isso faz parte da programação para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21, que inclui o Fórum Multidisciplinar na Área da Pessoa com Deficiência, com tema central os “Diálogos para a construção de caminhos de conhecimento e inclusão”, no Top Shopping, e a Corrida Inclusiva, na Praça Vitória, no sábado, dia 23.

A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência tem como objetivo ampliar a discussão, a formação, o desenvolvimento do trabalho e a saúde de pessoas com transtorno do espectro autista, síndromes raras e com deficiências cognitivas múltiplas. Além disso, estudantes do município vão contar, no dia 21, como o processo de inclusão que permite um ambiente de ensino mais democrático, respeitoso e convidativo, que assegure o direito de aprendizagem para toda a população ocorre em Nova Iguaçu.

“Todo esse trabalho foi pensado para levar as informações importantes para a população PCD, familiares, responsáveis e educadores. A ideia foi construir um espaço em que todos pudessem tirar suas dúvidas em relação ao tema. O maior intuito do evento é mostrar a existência de diferentes deficiências, da grande diversidade e peculiaridades entre elas, e as suas respectivas competências e potencialidades que as pessoas com deficiência possuem, através de medidas inclusivas e ajustadas de acordo com suas necessidades específicas. Reforçando a capacidade que todas possuem em realizar tarefas, atividades e esportes em todos os contextos sociais”, afirma o subsecretário de Governo e organizador da Corrida Inclusiva, Rafael Reina.

A programação dos dois dias contará com ações sociais de Cadastramento BPC, CadÚnico e Registro Geral (RG), promovidos pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), além da famosa Feira Artesanal, promovida pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), da Escola Flor de LIS – que levará um coral com 8 alunos inclusivos – e das Escolas Municipais Paul Harris, Janir Clementino e Vale do Tinguá.

Veja abaixo algumas palestras marcadas para o dia 21:

•”Compreendendo as diferenças, um olhar sobre a pessoa com deficiência”

Palestrante: Omar Heart – Autista, consultor de inclusão e acessibilidade, neuro psicopedagogo, especialista no desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual, escritor e autor do livro(Tudo que Você Precisa Saber para Entender o Autismo), 1º Autista faixa preta de jiu-jitsu no mundo, com métodos premiados na UFF E UFRJ, comentarista de inclusão da TV Band Rio, pai de gêmeas.

•“Mercado de trabalho e oportunidades para pessoas com deficiência”. Desafios e desenvolvimento pessoal (compartilhamento experiências PCD no mercado de trabalho)”

Palestrante: Dra. Tatiana Monteiro – Advogada, pós graduada em direito de família, especialista em direitos das pessoas com deficiência; Atualmente Presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, 2º subseção, Duque de Caxias. Assessora de mediação para o trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR) e Especialista em gestão de pessoas.

•Profissionais da área de educação inclusiva: Educação inclusiva – desafios e estratégias.

•Palestra 1: Professora Denise Guerra dos Santos – A importância da Psicomotricidade na educação e seus resultados vistos no NEAP;

•Palestra 2: Professoras Marilene Cecília Ramos e Bárbara Assis Silva Barbosa – As altas habilidades no município de Nova Iguaçu, e as duplas condições em déficit na via neurológica magnocelular e altas habilidades/superdotação;

•Palestra 3: Professora Catharine Seixas e Carla Marçal – atitudes anti capacitistas no cotidiano/Inclusão, desenvolvimento e autismo na escola.

Veja também um pouco da programação para o dia 23:

Apresentação de esportes Paralímpicos na Quadra Poliesportiva:
•09h – Badminton (PMERJ);
•09h30 – Handebol e/ou •Basquetebol em Cadeiras de Rodas;
•10h – Para Judô e Para Taekwondo;
•11h – Apresentação de Manbol.

09h30 – Corrida Divertida:
•Cadeirantes;
•Autistas e Intelectuais;
•Deficientes físicos;
•Deficientes visuais;
•Surdos e Mudos.
Nessa bateria será importante que os pais vistam os filhos PCDs com roupas divertidas (coloridas) ou de personagens.

10h – Atividades Culturais:
•Músicas com Gabriel de Lucas;
•Danças com Valéria Brito;
•Coral em Libras com a Oração Pai Nosso.

Veja a programação completa clicando aqui.

loker situbondo https://suaralama.info/