Exposição conta parte da história da Baixada

A Casa de Cultura de Nova Iguaçu abriu as portas para parte da história da cidade. Na noite desta segunda-feira (21), o espaço deu início à exposição “Imagens de Nova Iguaçu na Coleção Arruda Negreiros”. O acervo pertenceu ao historiador Ney Alberto e hoje integra a coleção da família de Sebastião Arruda Negreiros, ex-prefeito de Nova Iguaçu que assumiu o município pela primeira vez em dezembro de 1930, como interventor nomeado pelo então presidente Getúlio Vargas. A mostra faz parte das comemorações pelo aniversário de 186 anos de fundação de Nova Iguaçu, celebrado em 15 de janeiro.

A exposição conta com aproximadamente 70 fotografias e documentos originais que ajudam a contar parte da história da Baixada Fluminense, uma vez que naquela época cidades hoje emancipadas como Nilópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Queimados e Japeri ainda pertenciam a Nova Iguaçu. O resultado é uma coleção com vistas panorâmicas de rara beleza e imagens marcantes como as comemorações pelo centenário iguaçuano, em 1933, registradas na Catedral de Santo Antônio e na Praça da Liberdade.

“O governo Arruda Negreiros foi um período muito fecundo, principalmente quando ele assumiu como interventor, entre 1930 e 1936. Nova Iguaçu passou por uma grande transformação. É importante que não só os iguaçuanos, mas toda a população da Baixada tenha acesso a essas imagens e compreendam a importância de Arruda Negreiros para tantas cidades da região”, exalta o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro.

O prefeito Rogerio Lisboa compareceu à abertura da exposição e revelou se inspirar em Arruda Negreiros. “Ele foi um prefeito que transformou muito a cidade, um sujeito extremamente popular, que estava sempre em contato com o povo. Eu tento ser um pouquinho de Arruda. Quem sabe daqui a algumas décadas nosso governo também consiga este reconhecimento”, disse Lisboa

Se como prefeito de Nova Iguaçu Arruda Negreiros ajudou a transformar a cidade que mais tarde deu origens a tantos municípios, dentro de casa Sebastião também deixou um legado que passa de geração em geração.

“O maior exemplo que ele deixou para a família foi a forma de ser esposo e pai. Meu bisavô sempre primou pela união da família. Este legado é o que tento transmitir aos meus filhos, tataranetos dele”, revela Paulo Arides Gomes, bisneto de Arruda Negreiros.

Além de Paulo, também estiveram presentes à abertura da exposição os netos de Arruda Negreiros, Roberto, Heraldo e Paulo Arruda, o mais velho, de 83 anos. “Trabalhei com meu avô no último período em que ele foi prefeito (entre 1958 e 1962) e fico feliz em saber que seu nome continua sendo lembrado depois de tanto tempo. Este resgate da história é importantíssimo. Se estivesse vivo, meu avô certamente estaria muito feliz com esta homenagem”, garantiu Paulo Arruda.

A exposição “Imagens de Nova Iguaçu na Coleção Arruda Negreiros” vai até o fim de março, sempre de terça a sábado, das 10h às 20h. A Casa de Cultura fica na Rua Getúlio Vargas, 51, Centro de Nova Iguaçu.