Prefeitura de Nova Iguaçu divulga balanços dos serviços de castração e vacinação antirrábica e adoção de animais

A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou, nesta quarta-feira (4), Dia Mundial dos Animais, o balanço do primeiro semestre do atendimento gratuito para castração de cães e gatos no município. O serviço começou a ser realizado no início do ano. Somente entre janeiro e junho, 2600 tutores foram agendados e 1.074 animais foram castrados. A ação acontece graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), por meio da Assessoria Especial de Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Clínica Veterinária da Universidade Iguaçu (UNIG) e o Hospital Veterinário da Estácio. Os números de animais já imunizados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica e de pets adotados nas feiras municipais também foram divulgados.

A expectativa inicial da Assessoria Especial de Proteção Animal era castrar 4.800 cães e gatos. No entanto, apenas 22% da meta foi alcançada nos seis primeiros meses. A diferença entre o número de animais atendidos e castrados se deve, principalmente, ao número de faltosos após o agendamento para a castração. Vale ressaltar que cada tutor leva, em média, três animais para atendimento.

“Nosso projeto de castração preza pela saúde do animal. As clínicas avaliam a saúde dos cães e gatos, realizando exames de sangue para ter certeza de que eles estão em boas condições para serem castrados. Infelizmente, por risco à vida, alguns pets são vetados após esta avaliação. No entanto, o grande problema é que muitos tutores, mesmo após seus bichinhos serem aprovados, não retornam à clínica no dia em que a castração é agendada”, revela Naira Pereira, assessora especial de Proteção Animal.

Duas das razões de veto à castração são os fatores idade e peso. No entanto, quando os animais são vetados por não apresentarem boas condições de saúde após o exame de sangue, os tutores são orientados quanto ao tratamento que devem buscar. Desta forma, os pets podem ser reavaliados e finalmente castrados, caso estejam aptos.

Vacinação antirrábica

Além da castração, a Prefeitura de Nova Iguaçu oferece outro serviço gratuito essencial à vida dos animais: a vacinação antirrábica. Neste ano, a campanha teve início no dia 16 de setembro e vai até 21 de outubro, sempre aos sábados. No dia 7, 22 polos de imunização irão receber os animais nas URGs Miguel Couto e Posse. O atendimento é das 9h às 16h. A campanha será encerrada no Centro, dia 21.

Nos três primeiros sábados, 41.572 foram imunizados contra a raiva em Austin, Comendador Soares, Km 32, Cabuçu , Vila de Cava e Tinguá. A expectativa é que pelo menos 20 mil cães e gatos sejam vacinados somente neste próximo sábado (7), atingindo a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).

Os endereços dos locais e a lista de postos que estarão disponíveis no dia 21 de outubro estão em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao/antirrabica.

Feiras de adoção

Outro serviço que teve início em 2023 é a Feira Municipal de Adoção de Animais. Para isso, a Prefeitura conta com protetores parceiros, que resgatam e cuidam dos animais até que eles estejam prontos para serem adotados. Em cinco edições realizadas até o momento, 50 cães e gatos ganharam novos lares. Entre eles está o Aquiles, um cão de raça indefinida que perdeu uma das patas após ser atropelado. Ele foi tratado e, posteriormente, adotado em uma das feiras.

Assessora especial de Proteção Animal de Nova Iguaçu, Naira Pereira explica que o trabalho da prefeitura não se encerra quando um cão ou gato é adotado nas feiras. No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. O objetivo é se certificar que o animal está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.

“Nosso papel é a busca pela adoção responsável. A gente acompanha, telefona, pede fotos, interage de todas as formas para ter a certeza de que o animal está em boas mãos”, disse Naira.

Praça especial para cães e seus tutores

Os animais de estimação e seus tutores terão um lugar especial para se divertir em Nova Iguaçu. A Prefeitura, por meio das Secretarias municipais de Infraestrutura (SEMIF) e de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR), está construindo o primeiro ‘ParCão’ da cidade. Trata-se de um espaço público, com aproximadamente 700 metros quadrados, que está sendo criado para que os cães possam brincar, socializar e desenvolver suas habilidades.

O ‘ParCão’ está sendo construído no Bairro da Luz, em uma área triangular entre as ruas Aguiar Dias, Monteiro Lobato e a Avenida Doutor Mário Guimarães, a poucos metros do Fórum da cidade. O local promete ser um grande point para os cães e seus tutores. Além de brinquedos exclusivos para os pets, o ‘Parcão’ deverá contar com bancos em formato de osso e um banco “instagramável” que deverá garantir diversas fotos e publicações nas redes sociais.

O espaço terá ainda um playground, brinquedos em círculo, um circuito de salto ajustável de acordo com o porte do animal, além de um bebedouro especial para que os pets possam se hidratar. O equipamento contará também com uma área de convivência de pergolado, com bancos e mesas, que poderá receber eventos e até mesmo campanhas de vacinação e adoção de animais, por exemplo.