Feira de Adoção de Animais em Nova Iguaçu busca um final feliz para cães e gatos

Os destinos de Tigrado e Pretinho, dois cães de raça indefinida, vão estar em jogo esta semana. Com apenas alguns meses de vida, eles têm histórias dignas daqueles filmes que emocionam os amantes de pets, mas ainda aguardam por um final feliz. Tigrado quase perdeu a vida com uma grave doença enquanto Pretinho foi rejeitado pela primeira família que o adotou. As próximas linhas de seus roteiros serão escritas na 5ª edição da Feira Municipal de Adoção de Animais de Nova Iguaçu, que acontece nesta quinta-feira (28), na Galeria Veplan, no Centro.

Os dois cães foram acolhidos temporariamente por Cátia Viana, protetora parceira da Prefeitura de Nova Iguaçu. Tigrado ainda era filhote quando foi resgatado no bairro Jardim Iguaçu pela Assessoria Especial de Proteção Animal. Ele e dois irmãos foram diagnosticados com cinomose canina, doença infectocontagiosa que costuma acometer principalmente filhotes que ainda não tomaram todas as vacinas necessárias. Depois de um longo tratamento, Tigrado finalmente está curado e pronto para ser adotado. Um dos irmãos segue em tratamento. O outro não resistiu.

Já Pretinho era recém-nascido quando foi encontrado por Cátia, junto aos seus três irmãos, em uma rua no Bairro da Luz. Todos foram acolhidos por ela e adotados posteriormente. Pretinho também ganhou um novo lar, mas a alegria durou pouco. Apenas 17 dias depois, a família desistiu da adoção e o devolveu à Cátia. Ele havia sido adotado após divulgação de Cátia em uma rede social. Agora terá a oportunidade de ser escolhido na Feira Municipal de Adoção.

Assessora especial de Proteção Animal de Nova Iguaçu, Naira Pereira explica que o trabalho da prefeitura não se encerra quando um cão ou gato é adotado nas feiras. No ato da adoção, os novos tutores são cadastrados e monitorados nos meses seguintes. O objetivo é se certificar que o animal está sendo bem cuidado e levando uma vida saudável.

Nas quatro primeiras edições da feira, 42 cães e gatos foram adotados. A expectativa para o evento desta quinta-feira (28) é que pelo menos metade dos pets disponíveis para adoção possam ganhar novos lares. A feira, uma realização da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, e da Assessoria Especial de Proteção Animal, acontece das 9h às 14h. A Galeria Veplan fica na Avenida Governador Amaral Peixoto, nº 427, no Centro.