Nova Iguaçu fará feira de adoção de animais no sábado (20)

A Prefeitura de Nova Iguaçu vai promover a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. A ação vai ser realizada neste sábado (20), na Praça Rotariano Hercules Alpino, atrás da Igreja de São Jorge, no Centro, graças a uma parceria entre a Assessoria Especial de Proteção Animal, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e protetores de animais de rua. Pets de pequeno e médio porte estarão disponíveis para a adoção.

Para adotar um cão ou gato, o interessado deverá preencher um termo de adoção responsável no qual o tutor se compromete a oferecer os cuidados necessários ao animal. Os pets são entregues já castrados e vermifugados, com exceção dos filhotes ainda com pouca idade para passar pelo procedimento. Eles vão ser inseridos no serviço de castração gratuita da prefeitura – realizado em parceria com a Clínica Veterinária da Universidade Iguaçu (Unig) e o Hospital Veterinário da Estádio – no ato da adoção. Quando chegarem na idade apropriada, eles serão castrados. Os bichinhos de estimação também sairão da feira já com a dose da vacina antirrábica.

“A adoção de um animal de estimação deve ser feita cercada de todos os cuidados para que esta seja uma experiência bem-sucedida e saudável não só para o pet, mas para o tutor”, alerta Naira Pereira, assessora especial de Proteção Animal de Nova Iguaçu.

A funcionária pública Patrícia da Luz, moradora do bairro Jardim Esplanada, é uma das protetoras que estarão presentes na feira. Fundadora do projeto Recanto da Luz Pet Palace, ela resgata animais de rua, leva ao veterinário, providencia a castração e os põe para adoção. “Adotar um pet não deve ser um ato de piedade, mas sim de amor, diversão e confraternização”, afirma Patrícia, que levará à feira dois filhotes de cães e alguns gatos.

A comerciante Maria Cristina Pereira mantém há 10 anos um gatil no bairro Cruzeiro do Sul. Atualmente o espaço abriga mais de 100 gatos. Neste sábado, 26 filhotes estarão disponíveis para adoção.

“Não é preciso ter muitos recursos financeiros para adotar um pet. Basta compreender que é um ser que viverá por muitos anos e fará parte da família. É fundamental ter muita responsabilidade e estar disposto a dedicar carinho e amor”, aconselha Maria Cristina, que faz um pedido a quem não deseja adotar um pet. “Quem ao menos puder ajudar os protetores que fazem este trabalho, já estará salvando a vida de muitos animais de rua.

Quem for à feira também poderá tirar dúvidas com a equipe de Vigilância em Saúde sobre adoção responsável e também sobre a prevenção e o tratamento de doenças de zoonose, como a esporotricose, doença causada por um fungo que causa feridas na pele do animal e de pessoas.

A Praça Rotariano Hercules Alpino fica na esquina da Rua Dr. Paulo Fróes Machado com a Rua Humberto Gentil Baroni, no Centro. A feira será das 9h às 15h. A segunda edição já tem data marcada. Ela será realizada no dia 24 de junho, no TopShopping.