Censo Previdenciário: aposentados e pensionistas devem ir ao Previni a partir da próxima semana

O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI) dará início, na próxima semana, ao atendimento aos servidores aposentados e pensionistas. A partir de segunda-feira (28), os nascidos nos meses de setembro, outubro e novembro deverão comparecer ao órgão municipal para o Censo Previdenciário. Além deles, os ativos nascidos em janeiro, fevereiro e março também devem ir ao PREVINI. O recadastramento, previsto em lei, é fundamental para o Plano de Custeio do instituto e será realizado até 31 de março.

Censo previdenciário é um levantamento detalhado e abrangente de informações sobre os beneficiários de um sistema de previdência social, como aposentadorias e pensões, que precisam manter registros atualizados e precisos dos seus beneficiários. Nesse processo, os beneficiários são solicitados a fornecer uma ampla gama de informações pessoais e financeiras para as autoridades previdenciárias. Isso inclui dados como idade, estado civil, dependentes, renda, condição de saúde e outros fatores que podem influenciar o cálculo dos benefícios.

Participam do censo servidores ativos estatutários da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e do próprio PREVINI. Para evitar filas e aglomerações, o instituto optou por fazer a convocação por grupos. Eles foram separados por categoria (ativos, inativos e pensionistas) e agendados de acordo com o mês de nascimento. Os chamados devem comparecer ao local dentro do prazo estipulado, sob pena de ter suspenso o pagamento de suas remunerações até que sejam cumpridas as exigências.

Nesta primeira semana, devem comparecer ao PREVINI somente servidores ativos nascidos em janeiro e fevereiro. Até esta sexta-feira (25) cerca de 300 pessoas haviam participado do censo. A expectativa é que pelo menos 500 devam procurar o instituto a cada semana. Ao todo, o município conta com 11.450 servidores ativos estatutários, aposentados e pensionistas.

O recadastramento, que é realizado a cada quatro anos, deve ser feito presencialmente na Unidade de Cadastro e Protocolo da Diretoria de Benefícios do PREVINI, na Rua Antenor de Moura Raunheitti, nº 95, Bairro Luz. O atendimento é feito das 9h às 17h. Mais detalhes sobre o censo previdenciário e o calendário completo de convocação estão em http://www.novaiguacu.rj.gov.br/previni/censoprevidenciario/.