Defesa Civil realiza reunião com instituições integradas para apresentar Plano de Contingência para o verão

A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, nesta terça-feira (5), no auditório da Procuradoria Geral Municipal, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil,  uma reunião com os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa Civil para alinhamento das estratégias de ação do Plano de Contingência para o verão de 2024.
O plano de contingência de Nova Iguaçu para o verão 2023/2024, que está ligado ao Gabinete Integrado de Gestão de Desastres, engloba ações para período de chuvas intensas típicas da estação e conta com a participação integrada de todos os órgãos de resposta para que as operações sejam eficientes e coordenadas. Entre as atividades constantes da Matriz de Responsabilidade estão:  salvamentos e resgates, desobstrução de vias, limpeza urbana, restabelecimento de serviços essenciais, gestão de saúde, monitoramento e alertas e abrigamento de famílias afetadas por algum desastre natural.
“É de suma importância termos um plano institucional para que, na hipótese de ocorrência de um desastre, tenhamos o entrosamento e a articulação necessária para uma resposta rápida e efetiva. Cada órgão que integra o Plano de Contingências desempenha uma função dentro da nossa estratégia”, afirmou o secretário de Defesa Civil, Coronel Jorge Ribeiro Lopes.
Em casos de emergência, os telefones de contato da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu são: 3779-0472, 3779-0660 e 2667-2019.