Escolas municipais de Nova Iguaçu farão simulado de desocupação de emergência

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (SMDC) vai realizar, no dia 29 de novembro, um grande exercício simulado de desocupação de emergência nas escolas da rede municipal. A ação será promovida, simultaneamente, em 29 unidades, todas participantes do Projeto “Escolas Seguras – Desenvolvendo a Resiliência Através da Educação”.

O projeto da Defesa Civil conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O objetivo é desenvolver junto aos participantes a capacidade de resiliência e reduzir o risco de desastres nas unidades. Durante uma semana os integrantes da escola participam de oficinas, treinamento e um exercício simulado de desocupação durante um incêndio.

O projeto é promovido desde 2017 e já chegou a 29 escolas. Somente este ano foram sete unidades envolvidas, entre elas o Centro de Ações Integradas CAIESP Castorina Faria Lima, primeira unidade composta exclusivamente por alunos com deficiência a receber a ação. Nesta semana a escola escolhida foi o CIEP Municipalizado 187 – Benedito Laranjeiras, onde mais de 560 alunos e funcionários participaram das atividades. No turno da manhã, cerca de 360 pessoas deixaram o prédio em menos de dois minutos. O tempo foi considerado excelente pela Defesa Civil.

“O projeto ‘Escolas Seguras’ é de grande importância na vida dos participantes, pois leva aos participantes um conhecimento que desejamos não ser necessário colocá-lo em prática, mas que poderá ser muito útil em caso de necessidade não somente no ambiente escolar, mas em casa ou qualquer outro lugar”, alerta o secretário municipal de Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes. “Vamos fechar 2022 com este grande exercício simultâneo em 29 unidades, e voltaremos no próximo ano, levando o projeto para mais escolas da cidade”, complementa.

A ação do dia 29 é em alusão ao Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. A expectativa é que cerca de 7 mil alunos, professores e funcionários participem da atividade.