Terceira edição da Festa Literária de Nova Iguaçu acontece até o próximo sábado (27)

Começou hoje (23) e vai até sábado (27), a terceira edição da Festa Literária de Nova Iguaçu (FLINI). A abertura do evento, que também celebra os 190 anos da cidade, aconteceu no auditório do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Este ano, os escritores homenageados são Luiz Coelho Medina e Ivone Landim.

A programação terá bate-papo com autores; lançamentos de livros independentes e editoriais, sarau, ocupação literária, apresentações artísticas, exposição fotográfica, doação de livros, plantio literário fortalecendo a sustentabilidade e atividades voltadas para a valorização da cultura local. Entre as atividades mais interativas estarão oficinas de escrita criativa, ilustração, mediação de leitura e cartonera (confecção de livro artesanal). Todos os eventos são gratuitos e em diversos locais de Nova Iguaçu, descentralizando as ações e democratizando a participação de toda sociedade na festa.

“Será uma semana com vários debates e oficinas que contribuirão para agregar ações ao nosso Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu, que já vem sendo executado. A importância do desenvolvimento da leitura e da escrita é fundamental”, comentou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A FLINI é uma realização da Comissão do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu (PMLLLB), integrada pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e por representantes da sociedade civil, através da Rede Baixada Literária. O objetivo é democratizar o acesso de qualidade à leitura e ao desenvolvimento literário, com a união de diversas expressões artísticas valorizando o território e a cultura iguaçuana.

A programação completa está no Instagram @flini.festaliteraria e no site novaiguacu.rj.gov.br/fenig/flini/