Nova Iguaçu ganha UPA municipal e mais duas Clínicas da Família neste sábado (27)

O bairro de Comendador Soares receberá no próximo sábado (27) uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Municipal) que funcionará 24 horas por dia. Além disso, a população contará com uma Clínica da Família para atendimentos ambulatoriais. Em Jardim Dom Bosco o prefeito Nelson Bornier também vai entregar uma Clínica da Família, que substituirá o antigo posto em container. As obras fazem parte da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que vem promovendo diversas melhorias nas unidades de saúde do município desde janeiro de 2013, entre elas, a reestruturação do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Posse) e a reabertura da Maternidade Mariana Bulhões, que já está sendo ampliada.

Com cerca de R$ 3,5 milhões investidos em uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o Ministério da Saúde, a UPA Municipal de Comendador Soares funcionará a partir da segunda-feira (29) dia e noite e terá a capacidade de realizar aproximadamente 15 mil atendimentos mensais em uma área total de 1.300 m². A unidade oferecerá os serviços de urgência e emergência em clínica médica e pediatria. Em anexo à UPA Municipal, a Clínica da Família Emília Gomes terá 400m² e capacidade para três mil atendimentos ambulatoriais mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, além de preventivos, consultas de pré-natal, coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas.

Em Jardim Dom Bosco, onde a unidade funcionava em um container, a população também contará com um espaço totalmente diferente. As novas instalações terão capacidade para realizar dois mil atendimentos mensais no mesmo padrão da Clínica da Família Emília Gomes.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, as inaugurações deste fim de semana vão saldar uma dívida histórica de gestões anteriores com os moradores de Nova Iguaçu. “Há mais de 20 anos a população de Comendador Soares espera por um hospital na região. Estamos conseguindo realizar esse projeto com a construção da maior unidade de saúde pública que a Baixada já teve desde a instalação do Hospital de Saracuruna. Em Dom Bosco os profissionais atendiam a população em instalações muito precárias. Felizmente, agora a realidade é outra”, comemorou.

Serviço:

Inauguração Clínica da Família de Jardim Dom Bosco

Local: Av. Abílio Augusto Távora, s/nº, Jardim Dom Bosco

Horário: 10h

Inauguração da UPA Municipal de Comendador Soares e da Clínica da Família Emília Gomes

Local: Rua dos Quartéis, nº 221, Comendador Soares