Prefeitura inicia Plano Verão Tinguá com ações de conscientização sobre trânsito, espaço público e aumento na segurança

Começou, neste sábado (18), em Nova Iguaçu, o Plano Verão Tinguá. Durante os finais de semana e feriados, até o final do carnaval, equipes da Prefeitura vão dar suporte aos visitantes da região de Tinguá com ações para fluidez no trânsito, prevenção de acidentes, orientações sobre o uso de equipamentos de proteção por motociclistas, além do ordenamento do espaço público e aumento no policiamento. Tudo isso tem por objetivo oferecer mais segurança aos frequentadores da localidade.
Tinguá é reconhecida pelo seu potencial turístico e econômico, atraindo cerca de 30 mil visitantes por dia nos finais de semana. A operação acontece em dois locais de circulação de veículos, na Estrada de Tinguá (RJ-111) e na Praça de Tinguá. As equipes vão atuar das 8h às 20h, garantindo também a organização da entrada e saída dos veículos.
“Essa ação da Prefeitura vai oferecer apoio aos turistas e frequentadores de Tinguá. Vamos organizar o trânsito, orientar e reforçar a segurança para que todos possam curtir o fim de semana em Tinguá, uma referência em Nova Iguaçu e na Baixada Fluminense”, destaca Manoel Barreto, secretário de Governo de Nova Iguaçu.
A operação conta com um ônibus comando, seis motocicletas e cinco carros da Secretaria de Segurança, além de três viaturas da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana. Policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) também participam das ações. Agentes de trânsito, além das fiscalizações, vão orientar os motoristas quanto à segurança nas estradas para Tinguá. Equipes de controle urbano farão orientações em estabelecimentos comerciais, principalmente sobre o uso dos espaços públicos. Ao todo, diariamente, 30 profissionais da prefeitura participam do plano.
“A expectativa é que a população possa curtir Tinguá com tranquilidade, respeitando as orientações. Vamos oferecer maior mobilidade no trânsito, com a chegada e saída bem organizada, além de garantir um maior espaço do solo público. Queremos beneficiar não só o visitante, como o morador também” explica o secretário municipal de Segurança Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.
Moradora de Tinguá desde que nasceu, a agente comunitária de saúde Ana Cláudia Fernanda Oliveira, de 49 anos, elogiou a execução do plano antes mesmo da chegada oficial do verão.
“Para nós, esse plano é muito importante, pois além de cuidar dos turistas, também temos a melhora da mobilidade urbana. É benéfico para quem quer curtir um sítio ou uma cachoeira, e também para quem trabalha aqui” ressalta ela, que também trabalha com artesanato.