Projeto ‘Por Um Trânsito Mais Legal’ conscientiza alunos de Nova Iguaçu sobre as leis de trânsito

Aos 11 anos, o estudante Juan de Oliveira Evangelista não tinha o hábito de atravessar a rua na faixa de pedestre e somente quando o sinal estiver fechado para os veículos. Mas agora, ele sabe como se comportar quando for atravessar uma via.

Graças ao Projeto “Por Um Trânsito Mais Legal”, da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu, que esteve nesta terça-feira (26) na Escola Municipal Marinete Cavalcanti de Oliveira, no bairro Riachão, o menino aprendeu que as leis de trânsito têm que ser respeitadas para evitar acidentes. O programa promove a conscientização sobre os riscos de trânsito para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Até o fim do ano, outras nove escolas vão receber o programa, que deve ter continuidade em 2024, com a visitação de uma unidade escolar a cada mês.

“Aprendi a ter mais atenção ao atravessar no sinal e só andar na faixa de pedestre. Devemos olhar para os dois lados antes de atravessar e esperar o carro passar. Gostei dessa aula e vou ficar de olho no meu pai para não deixar ele avançar o sinal quando estiver dirigindo, pois é errado fazer isso”, contou Juan, um dos mais animados da escola com o projeto.

O projeto acontece primeiramente em sala de aula, com os estudantes assistindo um vídeo educativo com ensinamentos sobre como atravessar a rua somente na faixa de pedestre; o significado das luzes do sinal de trânsito; o uso do cinto de segurança para pessoas e animais. Em seguida, agentes de trânsito distribuem desenhos com o tema para serem pintados pelos alunos.

“Temos a parte teórica e, no fim, eles participam de atividades lúdicas e práticas, onde levamos os alunos para uma quadra com um circuito de trânsito montado com faixa contínua e faixa de mão dupla. A criança é orientada para fazer a função de agente de trânsito num cruzamento de via”, afirmou Diego Miranda, agente de trânsito e coordenador do Projeto “Por Um Trânsito Mais Legal”. “É importante conscientizar esses alunos, pois eles poderão ser um futuro motorista”.

Diretora geral da Escola Municipal Marinete Cavalcanti de Oliveira, Suiene Aguiar acredita que o projeto visa a conscientização e o respeito ao próximo.

“Nossos 469 alunos vivenciaram um dia diferente na escola hoje. A educação no trânsito, de forma lúdica e prática, pode ser muito útil e tem espaço na escola, um local essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis, que respeitem as leis e a segurança no trânsito”, contou a diretora.