Moradores comemoram abertura do Viaduto de Austin

A abertura do Viaduto de Austin, em Nova Iguaçu, que aconteceu na madrugada deste sábado (10), foi motivo de comemoração para moradores locais. Construído pela Prefeitura, o elevado é um marco importante para a região, pois vai melhorar  o trânsito e garantir a segurança na circulação de veículos sobre a linha férrea. A passagem de nível, que até então era usada por carros, motos e ônibus será definitivamente fechada.
O projeto do viaduto foi anunciado em 2004 pelo Governo do Estado, porém, a obra não avançou. Em setembro de 2020, após entendimentos com a administração estadual, a Prefeitura de Nova Iguaçu assumiu a construção da via.
“Essa era uma obra importante para a região que estava no papel há anos para sair. Assumimos essa responsabilidade e não foi fácil. Trabalhamos dia e noite para, enfim, entregar o viaduto. Quero agradecer a todos os funcionários empenhados neste serviço e também a paciência da população. Além de melhorar a mobilidade da região, também vamos garantir mais segurança aos pedestres e automóveis que antes cruzavam a linha férrea”, destaca o prefeito Rogerio Lisboa.
Moradores compartilharam a satisfação com a conclusão do viaduto. Entre os principais benefícios citados estão a melhoria da circulação de veículos na região e o fechamento definitivo da passagem de nível na linha férrea, como explica Luiz Carlos Oliveira, de 67 anos.
“Vai facilitar o acesso e a circulação das pessoas com segurança. Eu mesmo já presenciei muitos transtornos com acidentes fatais nessa passagem e agora isso vai acabar”, destaca ele, morador de Austin há 65 anos.
Quem também comemorou a abertura do elevado foi Lucilene Fernandes Teixeira, de 47 anos. Nascida e criada no bairro, ela comentou a expectativa e o sentimento de ver o viaduto funcionando.
“É excelente, pois vai fechar, de vez, a cancela, evitando acidentes. Vai ajudar bastante na mobilidade”, conta.
Antônio Gonçalves, de 65 anos, já percorreu o viaduto e aprovou o novo caminho.
“Há muito tempo que o pessoal de Austin merecia esse viaduto. Ele ficou bem esquematizado, bolado e isso vai melhorar muito a circulação de veículos nos dois lados do bairro” completa.
Desde às 5h deste sábado, quando foi liberada a circulação de veículos pelo viaduto, equipes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU), estão orientando motoristas e pedestres sobre as alterações no trânsito. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR) e do PROEIS também dão suporte às ações.
Localizado entre as ruas Ramos de Castro e Itamogi, o viaduto é composto por 50 lajes pré-moldadas, com extensão de 346 metros e largura de nove metros. Nos últimos dias, foram realizadas sinalizações verticais e horizontais nas proximidades do local, incluindo demarcações no asfalto e a instalação de cerca de 100 placas indicativas e regulamentadoras.
Embora esteja liberado para o tráfego de veículos, ainda estão em andamento obras de acabamento no entorno.