Viaduto de Austin, em Nova Iguaçu, será aberto neste sábado (10)

Contagem regressiva para a abertura do viaduto de Austin. A Prefeitura de Nova Iguaçu anunciou para o dia 10 de junho a abertura do elevado. Esta é a concretização de um sonho, iniciado em 2004, quando o Governo do Estado anunciou a construção. O projeto pouco avançou nos 15 anos seguintes, até que a atual gestão do governo municipal decidiu assumir a empreitada, em setembro de 2020.

“Assumir esta responsabilidade não foi uma missão fácil, mas sabíamos da importância deste viaduto para a população. Ele irá garantir não somente uma melhor circulação no tráfego local, mas também a segurança dos automóveis que cruzam a linha férrea. O viaduto de Austin é uma realidade”, comemora o prefeito Rogerio Lisboa.

Nos últimos dias, equipes da Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (SEMTMU) concluíram as sinalizações verticais e horizontais no viaduto e em suas imediações. Além das demarcações feitas no asfalto, cerca de 100 placas indicativas e de regulamentação foram instaladas.

“As alterações no trânsito entrarão em vigor com a abertura do viaduto, mas nossos agentes ficarão diariamente na região, orientando e educando os motoristas, até que estejam habituados aos novos percursos”, garante o secretário da SEMTMU, Leonardo Bastos Callijão.

Com o viaduto, a passagem de nível será fechada em definitivo, dando fim aos acidentes envolvendo trens, automóveis e até mesmo pedestres que se arriscam na travessia. Morador da Rua Itamogi há 50 anos, o aposentado Celso Dutra de Oliveira, de 70 anos, conta que presenciou inúmeras tragédias no local.

“Vi muita gente morrer por causa de acidentes aqui, como foi o caso de um sobrinho meu. O viaduto vai deixar a minha rua, que era tranquila, com mais movimento de carros, mas isso faz parte do progresso. Estou satisfeito porque isso vai acabar com os acidentes na linha férrea”, comemora Celso.

O viaduto de Austin, que fica entre os acessos das ruas Ramos de Castro e Itamogi, é formado por 50 lajes pré-moldadas ao longo de seus 346 metros de comprimento e nove metros de largura.