“Sine Mais Perto de Você” e “Espaço do Empreendedor Mais Perto de Você” vão ajudar moradores de Nova Iguaçu no mercado de trabalho

Desempregada há um ano, a dona de casa Renata Peixoto, de 52 anos, está buscando uma nova oportunidade de emprego com carteira assinada. Ela esteve, nesta quarta-feira (22), na Escola Municipal Dr. José Froes Machado (anexo), em Cabuçu, onde a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETTUR), montou um espaço para atender aos moradores no “Sine Mais Perto de Você”, que ajuda a população no cadastramento para vagas no mercado de trabalho. Para aqueles que querem empreender, também há o “Espaço do Empreendedor Mais Perto de Você”, que facilita a instalação de empresas na região.

“Faço salgadinhos para vender, mas a renda é pouca. Preciso voltar a trabalhar com carteira assinada, ter direito aos benefícios de uma pessoa empregada, pois estou querendo me aposentar daqui uns anos, ou seja, ter mais segurança. Com esse atendimento próximo de casa, não preciso gastar dinheiro para ir até o Centro de Nova Iguaçu para cadastrar meu currículo. Aqui é perto de casa e vim a pé. Estou com esperança de ser chamada para uma entrevista de emprego”, afirmou Renata Peixoto.

O programa oferece intermediação de mão de obra (balcão de empregos), captação de currículos, orientação para carteira de trabalho digital, além de serviços ao Microempreendedor Individual (MEI), como emissão de guias de pagamento (DAS), abertura de microempresas de forma gratuita, inscrição em cursos e palestras, declaração de faturamento anual, parcelamento de dívida ativa com a Receita Federal e suporte para emissão de nota fiscal.

“A gente tinha a necessidade de levar esse serviço para mais próximo da população. Com o SINE, cadastramos o currículo do candidato, damos dicas de como se portar numa entrevista e o ajudamos a conseguir uma vaga de emprego próximo de casa. Isso dá mais qualidade de vida. Já com o Micro Empreendedor, ajudamos as pessoas a formalizarem as pequenas e micro empresas. Com o MEI, ela não precisa pagar nada, vai ter todas as informações de como se transformar no microempreendedor individual e como tirar a guia mensal para fazer o pagamento deste MEI”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes.

Uma van da SEMDETTUR vai percorrer os bairros do município levando serviços à população para cadastramento de vagas de empregos e emissão de carteira de trabalho digital. O veículo vai ficar estacionado em um equipamento da Prefeitura, como escolas ou no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Até o fim do ano, a van vai passar por outras três unidades escolares da cidade.