Agentes da Assistência Social recebem capacitação

Coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros Especializados de Referência de Assistência Social (CREAS), supervisores e visitadores do programa Primeira Infância Protegida da Assistência Social (PIPAS) e integrantes do programa Família Acolhedora estão passando por uma capacitação oferecida pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Nesta segunda-feira (17), eles estiveram no auditório da Universidade Iguaçu (Unig) para a palestra com a assistente social Jane Valente, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC de São Paulo.

No primeiro dia de curso foram abordados temas como os fundamentos e a concepção legal da política de Assistência Social e apresentadas pesquisas nacionais e internacionais sobre a importância destas ações para a primeira infância. Segundo Jane, houve avanço nas políticas públicas voltadas para as crianças no Brasil. No entanto, ela faz um alerta. “Temos que avaliar o quanto as políticas públicas no país ainda estão à mercê das políticas econômicas. A partir do momento em que elas não caminham, não existe uma prevalência. Leva-se anos para caminhar para a frente, mas para andar para trás é muito rápido”, disse a palestrante.
A capacitação continua nesta terça-feira (18), também com Jane Valente. Desta vez ela falará sobre a metodologia de trabalho social com famílias acolhedoras.