Nova Iguaçu faz operação junto ao Exército na luta pela preservação ambiental

A Prefeitura de Nova Iguaçu realizou, nesta quinta-feira (9), uma operação de combate às práticas irregulares na Serra do Vulcão, localizada no Maciço Gericinó-Mendanha, onde está situado o Parque Natural Municipal. A ação foi promovida em parceria com o Exército Brasileiro, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Prefeitura de Mesquita e durou cerca de oito horas.

As equipes percorreram a zona área de acesso proibido aos visitantes e destinada somente à fiscalização e pesquisas científicas por abrigar grande parte da flora e fauna. Oito pessoas foram flagradas no local, informadas sobre a proibição e orientadas a deixar a região. Um acampamento foi descoberto pelos agentes e destruído.

“Este patrulhamento tem como objetivo coibir a caça predatória, o desmatamento, a ocupação irregular e a poluição do Maciço Gericinó-Mendanha. Esta foi a primeira operação realizada em parceria com o Exército Brasileiro, mas o objetivo é que ações como esta se tornem rotineiras para que possamos proteger cada vez mais nossa flora e fauna”, explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), Edgar Martins.

Participaram da operação agentes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu (GAM-NI), da SEMAM, da Guarda Municipal Civil de Mesquita, do Parque Estadual do Mendanha, da APA Estadual Gericinó-Mendanha (INEA/RJ) e do Campo de Instrução de Gericinó (Exército Brasileiro).