Guarda Ambiental apreende balão durante o Plano Verão Tinguá

Um balão foi apreendido pela Guarda Ambiental de Nova Iguaçu no último domingo (13), durante o Plano Verão Tinguá 2019. A apreensão foi feita com o apoio da Polícia Militar próximo à Reserva Biológica, onde o artefato havia caído e um grupo de baloeiros tentava resgatá-lo. O Plano Verão acontece todos os domingos da estação mais quente do ano e tem como um dos principais objetivos a educação ambiental, informando aos visitantes que Tinguá é uma área de proteção que deve ser preservada.

Desde o início da operação, em 16 de dezembro, este é o primeiro balão apreendido pela Guarda Ambiental na região. O trabalho da Guarda, que no ano passado aumentou seu efetivo após concurso público (passando de 10 para 23 membros), tem ajudado a reduzir o número de incêndios florestais em Tinguá e outras áreas de proteção.

De acordo com os últimos dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMADETUR), 21 incêndios florestais foram registrados em 2017, sendo 19 entre janeiro e setembro. Neste mesmo período de 2018 foram contabilizadas 10 queimadas, uma queda de quase 50%.

“Fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime. Quem for pego cometendo uma destas infrações pode ser multado ou mesmo preso por até três anos”, alerta o secretário da SEMADETUR, Fernando Cid.

loker situbondo https://suaralama.info/