Fenig realiza evento em comemoração ao Dia do Artesão

Para comemorar o Dia do Artesão, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), promoveu, nesta segunda-feira (19), um encontro com os artesãos da cidade cadastrados no Programa Municipal de Artesanato, no Centro Social São Vicente (Patronato). Na ocasião foi ministrada uma palestra com a empreendedora mineira Mazé Lima.

A palestra teve o tema ‘Desistir não é opção’. Mazé contou um pouco de sua trajetória no empreendedorismo para servir como inspiração para quem estava no evento. No final dos anos 90, ela perdeu o emprego como doméstica e decidiu criar seu próprio negócio. Atualmente, sua fábrica de doces, em Carmópolis de Minas (MG), é um sucesso.

“É um privilégio poder falar com as artesãs reunidas para me ouvir aqui pela Fenig. Elas fazem parte de um projeto lindo, que ainda não tinha visto igual”, disse Mazé.

Moradora de Vila de Cava, a artesã Renata Julie dos Santos Souza, que atua na loja colaborativa Fenig Mais Top, afirmou que estar cadastrada no Programa Municipal de Artesanato abre portas.

“Semana passada eu vendi para uma cliente da Suíça que foi na loja e comprou uma peça. Quando ela voltou para a Europa, uma amiga dela gostou e fez a encomenda”, contou Renata, que cria bijuterias e customiza chinelos.

O Programa Municipal de Artesanato começou em 2017, e desde então já são 2.349 artesãs e artesãos iguaçuanos cadastrados. Eles participam de 12 feiras em praças e ruas, além da loja Fenig Mais Top, no Top Shopping, e do Kiosque das Artes, em Morro Agudo. A ação também oferece cursos e oficinas para aprimoramento profissional, organiza a participação dos artesãos em grandes feiras e eventos como a Mega Artesanal, em São Paulo, e a Rio Artes Manuais, e outros benefícios, como descontos em estabelecimentos comerciais parceiros e convênio com o Sesc.

“Nós consolidamos o artesanato iguaçuano entre os mais importantes do Estado. A Fenig entende o quanto essa ação é transformadora na vida das pessoas e na nossa cidade, fortalecendo o desenvolvimento humano, cultural e econômico”, disse o presidente da Fundação, Miguel Ribeiro.